Foguete em queda: como rastrear os destroços do Long March 5B

As chances de alguém na Terra ser atingido por um pedaço do foguete são de um para 230

Crédito: STR/ AFP via GettyImages

Redação Fast Company 2 minutos de leitura

Destroços de um foguete chinês fora de controle devem cair na Terra em algum momento neste fim de semana. Apesar de o risco ser mínimo, é possível que partes da nave caiam em áreas habitadas, mas nos próximos dias os especialistas ainda não terão como determinar onde, exatamente, se dará a queda. A seguir, os principais pontos que você precisa saber sobre esse assunto:

  • O que está acontecendo? Um grande foguete chinês, o Long March 5B, está em rota de queda na Terra.
  • Qual era a missão da nave? Estava entregando o módulo de laboratório Wentian para a estação espacial chinesa, que está em construção.
  • Qual o tamanho do foguete? De acordo com a agência Reuters, é bem grande, e também o mais potente da China. O estágio principal do foguete, que é a parte que está caindo, tem 30 metros de comprimento e cerca de 22 toneladas.
  • Por que ele está em queda? Trata-se de destroços do lançamento do foguete, realizado no dia 24 de julho. A gravidade do planeta atrai esses pedaços e os “puxa” de volta para a Terra.
  • A atmosfera da Terra não vai queimar o material na reentrada? Ela vai ajudar a quebrar o pedaço maior, mas o foguete é tão grande que partes dele conseguirão penetrar até a superfície.
  • Onde o Long March 5B vai "pousar"? Aí é que está, ninguém sabe ainda nem vamos saber até que ele chegue mais perto de se espatifar no solo (ou no mar). Especialistas avaliam que o foguete estará dividido em vários pedaços que deverão cair em uma área de dois mil quilômetros por 71 quilômetros. Ainda assim, eles não saberão o local até poucas horas antes do impacto.
  • Quais as chances de alguém ser atingido por um destroço? Maiores do que os cientistas gostariam. Segundo a agência Reuters, as chances são entre uma em mil e uma em 230. Internacionalmente, o risco considerado aceitável é de um em 10 mil.
  • Quais as chances de você ser atingido? Apesar de as chances de um pedaço do foguete cair sobre um ser humano serem de um para 230 (no pior dos cenários), as de você que está lendo este texto ser atingido é de seis em 10 trilhões.
  • Dá para rastrear a queda dos destroços? A Aerospace Corporation criou uma página na web para rastrear o foguete em queda. Também é possível acompanhar a trajetória seguindo o perfil @SpaceTrackOrg no Twitter ou no website da Space Track.

Com base em texto de Michael Grothaus.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais