Funcionários ainda têm medo de discutir saúde mental no trabalho

Crédito: Olena Kamenetska/ Unsplash

Shalene Gupta 1 minutos de leitura

Conforme a pandemia foi se prolongando, o mundo todo passou a dar mais atenção para questões ligadas à saúde mental. Na virada de 2021 para 2022, o neurocirurgião Sanjay Gupta, que também é repórter da CNN, alertou para o aumento dos problemas de saúde mental nos últimos anos. Em 2020, 42% das pessoas relataram sofrimento psicológico, em comparação com 32% em 2018.

Mesmo assim, de acordo com uma nova pesquisa Fast Company-Harris, os empregadores estão atrasados ​​quando se trata de fornecer serviços de saúde mental. As principais descobertas dessa pesquisa, feita com 1.079 adultos norte-americanos, foram as seguintes:

Os funcionários reclamam que a saúde mental ainda é um tabu

De acordo com o estudo, 86% dos funcionários dizem que a conscientização sobre saúde mental no trabalho é importante para eles, 77% acreditam que a saúde mental não é suficientemente debatida na empresa e 58% dizem que não se sentem à vontade para discutir sua saúde mental no trabalho.

Os empregadores não estão fornecendo os recursos necessários para os cuidados com a saúde mental

Enquanto 81% dos trabalhadores acreditam que os empregadores têm a obrigação de priorizar a saúde mental de seus funcionários, apenas 30% dizem que seu empregador fornece acesso a serviços de saúde mental. No geral, 21% disseram que o tempo de folga remunerado ilimitado seria sua principal escolha como benefício de saúde/ bem-estar mental, em comparação com 9% cuja escolha seria um horário de trabalho flexível.

A saúde mental afeta o trabalho (e vice-versa)

Entre os entrevistados, 47% dos funcionários disseram que o trabalho afetou negativamente sua saúde mental. Além disso, 43% disseram que sua saúde mental impactou negativamente o desempenho no trabalho.

“Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é importante, mas não substitui as ações”, diz Will Johnson, CEO da Harris Poll. “É na hora de agir que os empregadores estão deixando a desejar.”


SOBRE A AUTORA

Shalene Gupta é jornalista e escritora, co-autora do livro "The Power of Trust: How Companies Build It, Lose It, Regain It". saiba mais