GenZs adoram a IA generativa, mas têm medo de que ela roube seus empregos
Os jovens de todo o mundo estão expressando ansiedade e entusiasmo sobre como a inteligência artificial afetará o futuro do trabalho
O futuro do trabalho está nas mãos da geração Z e dos millennials. Na última edição da Pesquisa da Geração Z e dos Millennials, a Deloitte coletou dados de mais de 22,8 mil entrevistados dessas duas gerações em 44 países. O objetivo foi entender como eles se sentem em relação ao trabalho e ao seu contexto.
A seguir, apresentamos os principais resultados:
TRABALHO
A inteligência artificial é vista como algo que oferece ganhos a curto prazo, mas a perda de empregos a longo prazo.
Cerca de um quarto da geração Z e dos millennials usam IA generativa no trabalho com frequência ou o tempo todo, segundo o relatório. A maioria desses usuários acredita que a tecnologia vai proporcionar mais tempo livre e melhorar a forma como eles trabalham.
No entanto, o mesmo grupo está mais propenso a acreditar que a IA generativa levará à perda de empregos. Seis em cada 10 entrevistados pelos pesquisadores acreditam que a IA provocará perda de emprego, mas entre os usuários frequentes dessa tecnologia a proporção sobe para sete em cada 10 entrevistados.
EDUCAÇÃO
O ensino superior já não é a chave para tudo: um terço dos entrevistados disse que decidiu não cursar uma faculdade, sendo que 25% dos entrevistados da geração Z e40% dos millenials disseram que isso se deveu a razões financeiras.
Cerca de um quarto da geração Z e 18% dos millenials disseram que estavam buscando carreiras que não exigem um diploma universitário.
PRIORIDADES
A sustentabilidade ambiental é a principal prioridade: cerca de 60% dos entrevistados disseram que se sentem preocupados com a mudança climática, um aumento de dois pontos em relação ao ano passado.
Cerca de 50% afirmam que estão pressionando seus empregadores para que façam algo a respeito das mudanças climáticas, enquanto cerca de 40% disseram que já mudaram ou mudarão de emprego devido às suas preocupações com o meio ambiente.
"Há certa hesitação sobre como a IA generativa pode afetar o trabalho e suas próprias carreiras", escreveram os autores do relatório. "Eles acreditam que as empresas ainda estão muito aquém de seu potencial para enfrentar alguns dos desafios sociais mais críticos do mundo, desde a proteção do meio ambiente até a desigualdade social."