Gigante chinês Baidu prepara um concorrente ao ChatGPT

A iniciativa pode ser o pontapé inicial para uma nova corrida tecnológica no campo da inteligência artificial generativa

Crédito: Baidu/ Freepik

Connie Lin 2 minutos de leitura

Dois meses depois de a internet ficar de queixo caído com o ChatGPT, da Open AI, o gigante chinês de buscas Baidu trabalha para lançar seu próprio chatbot de inteligência artificial – o que poderia dar início a uma nova corrida tecnológica entre as maiores empresas da China e dos EUA.

Conforme reportado pela Bloomberg no domingo (dia 30/01), o Baidu está desenvolvendo uma aplicação nativa do tipo do ChatGPT para seu motor de busca. Ela começaria a rodar em março, segundo fontes familiarizadas com o projeto.

Com a nova ferramenta, os usuários do Baidu receberiam resultados de busca em formato de conversação, com respostas específicas para questões específicas, bem do jeito que o ChatGPT faz. Procurado, o Baidu não quis comentar o assunto.

De acordo com a fonte citada pela Bloomberg, o sistema estaria sendo construído com o processador de linguagem natural ERNIE – sigla para Enhanced Representation through Knowledge Integration (Representação Avançada por meio de Integração de Conhecimento).

o ChatGPT causou furor no mundo todo, com milhões de usuários postando exemplos da sua impressionante imitação do discurso humano.

Por anos, o Baidu vem treinando Ernie para concorrer com Bert, do Google, um algoritmo cujas habilidades têm sido mantidas longe dos olhos do público, desenvolvido em discretos laboratórios privados. Algo totalmente oposto ao ChatGPT, que foi disponibilizado livremente na internet em novembro passado.

Ernie foi batizado em homenagem ao personagem do programa infantil “ Vila Sésamo”, que tem como melhor amigo ninguém menos que Bert (no Brasil eles eram conhecidos como Ênio e Beto).

Os nomes são um tipo de “piada interna” dos criadores dessas máquinas superinteligentes, que brincam de chamar suas criações por nomes de bonecos e personagens de programas infantis como o Muppet’s Show (Elmo, Grover, Kermit).

A notícia sobre a IA generativa do Baidu surge após o ChatGPT ter causado furor no mundo todo, com milhões de usuários postando exemplos da sua impressionante imitação do discurso humano.

Um usuário do Twitter pediu à ferramenta que escrevesse uma carta para seu filho explicando que Papai Noel não existe e que é um ato de amor, por parte dos pais, contar a história do bom velhinho que traz presentes de Natal para as crianças.

Outro pediu instruções sobre como remover um sanduíche de dentro de um videocassete (?) em uma linguagem imitando a dos textos bíblicos.

Até na China, onde o “Grande Firewall” bloqueia a maioria das plataformas com sede nos EUA – incluindo Facebook, Google e Amazon –, usuários compartilharam capturas de tela com textos gerados pelo ChatGPT.

A  maioria dos detalhes sobre a nova ferramenta do Baidu permanecem desconhecidos. A empresa, bem como outros grandes players de tecnologia da China, vem há tempos trabalhando em usos para a inteligência artificial, mas não chegou a lançar um produto de destaque.

No entanto, se a nova ferramenta se mostrar um concorrente à altura do ChatGPT, ela pode se tornar o primeiro ator realmente forte na batalha global pelo domínio da inteligência artificial. Isso abriria outra área de disputa entre dois países que já se enfrentam nas arenas da engenharia de semicondutores, da computação quântica e da exploração espacial, entre outras.


SOBRE A AUTORA

Connie Lin é jornalista e colaboradora da Fast Company. saiba mais