Google lança novo recurso de IA usando imagens; veja como funciona

Novo Modo de IA do Google permite interagir com fotos e obter recomendações personalizadas

Logotipo do Google em fundo com círculos coloridos
Google expande recursos do Modo de IA para perguntas sobre imagens e resultados mais detalhados. Créditos: Viktor Forgac / Unsplash/ Google

Flávio Oliveira 1 minutos de leitura

O Google acaba de ampliar os recursos do Modo de Inteligência Artificial, ferramenta experimental do buscador que permite aos usuários realizarem perguntas complexas, com múltiplos tópicos e desdobramentos. A novidade agora é a possibilidade de interagir com imagens: quem tem acesso ao recurso pode enviar ou fotografar uma imagem e fazer questionamentos diretamente sobre ela.

Segundo o que foi repercutido pela TechRun, essa nova funcionalidade é viabilizada pelas capacidades multimodais do Google Lens, permitindo que a inteligência artificial compreenda o conteúdo visual de forma aprofundada.

IA que interpreta contextos visuais

O Modo de IA é capaz de entender não apenas os elementos individuais de uma imagem, mas também a relação entre eles, seus materiais, formatos, cores e posicionamento. Essa análise é feita por meio de uma técnica chamada "query fan-out", que distribui múltiplas perguntas simultâneas sobre a cena e os objetos ali presentes, oferecendo respostas mais completas do que uma pesquisa convencional.

Por exemplo, ao tirar uma foto da sua prateleira de livros e perguntar: “Se gostei desses, quais títulos semelhantes são bem avaliados?”, o Modo de IA identifica os livros e gera sugestões personalizadas, com links para saber mais ou realizar a compra.

Perguntas complementares para refinar a busca

O sistema também permite que os usuários façam perguntas adicionais para refinar ainda mais os resultados. É possível, por exemplo, perguntar: “Estou buscando uma leitura curta. Qual dessas sugestões tem o menor número de páginas?”, e a IA ajusta as respostas conforme a nova demanda.

Recurso será liberado para mais usuários

A atualização foi anunciada nesta segunda (7) e marca a expansão do Modo de IA para milhões de usuários que participam do Google Labs, ambiente de testes da empresa. Antes disso, o recurso estava restrito aos assinantes do plano Google One AI Premium.

Lançado no mês passado, o Modo de IA é visto como uma resposta direta a ferramentas populares como Perplexity e ChatGPT Search, da OpenAI. O Google já adiantou que continuará aprimorando a experiência e expandindo as funcionalidades do recurso ao longo do tempo.


SOBRE O AUTOR

Jornalista pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. Com passagem pel... saiba mais