Human Leaders busca por líderes e projetos que colocam o humano no centro

Em parceria com a Unico Skill e apoio de Renata Rivetti, prêmio inédito valoriza projetos que unem cuidado com o ser humano e resultados das empresas

grupo de pessoas junta as mãos no centro, representando trabalho em equipe
Crédito: Jacob Lund/ Getty Images

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

O Human Leaders, prêmio da Fast Company Brasil em parceria com a Unico Skill e com apoio de Renata Rivetti, foi criado para reconhecer iniciativas que colocam o ser humano no centro das transformações organizacionais, com impacto real, dados concretos e resultados mensuráveis.

A proposta é destacar lideranças que atuam com consistência, além do discurso, e ajudam a construir empresas mais humanas, justas e sustentáveis. A premiação valoriza impactos concretos: mudanças de cultura, escala das iniciativas e resultados (inclusive financeiros) de ações focadas em bem-estar, equidade e vínculos dentro das empresas.

"Nosso prêmio é radicalmente humano", afirma a conselheira Ana Bavon, consultora da B4People, estrategista de direitos humanos e empresas e executiva de ESG e impacto social.

A curadoria é feita por um conselho diverso e experiente, com especialistas em cultura organizacional, saúde mental, inovação em RH e impacto social. Desde a primeira reunião, o grupo deixou claro que o foco está na concretude, não apenas em boas intenções ou discursos inspiradores.

Como resume o conselheiro João Senise: "nosso papel não é consertar o mundo, é achar essas pequenas minorias que querem mudar o mundo com consistência". Senise atua há 30 anos nas áreas de recursos humanos e sustentabilidade, com passagens por Unilever, PepsiCo, Diageo e conselhos de administração.

O Human Leaders foca nos projetos. Cada iniciativa pode indicar até três líderes, reforçando que a transformação real depende de ações transversais, com envolvimento do CEO, do RH, de relações institucionais e de áreas operacionais.

O prêmio também contempla iniciativas conduzidas por agentes independentes ou organizações fora do eixo tradicional, desde que tenham impacto social-corporativo mensurável. "Precisamos dar força para um novo RH", afirma Renata Rivetti, colunista da Fast Company Brasil e uma das organizadoras do prêmio.

CRITÉRIOS, INSCRIÇÕES E ABRANGÊNCIA

Dados e evidências são essenciais. "Toda empresa deveria se preocupar com gente", defende a consultora de criatividade, inovação e comunicação Cris Naumovs, ao lembrar que o cuidado com saúde mental e diversidade precisa ser comprovado com resultados.

Serão premiados até 10 projetos, com critérios que avaliam impacto real, consistência, escala e inovação social-corporativa. As inscrições permitem anexar evidências e contar a história dos projetos. O conselho também indicará cases.

Crédito: Fast Company Brasil

Para Ana Bavon, a concretude precisa ir além do da região Sudeste do Brasil. O prêmio quer alcançar projetos de diferentes regiões, realidades e setores que estejam, de fato, mudando estruturas.

Como resume a conselheira Carol Romano, trata-se de presentear a produtividade saudável. Um reconhecimento a quem equilibra performance e cuidado humano, agora.

HUMAN LEADERS: INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o Human Leaders estão abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas diretamente pelo site do prêmio. Podem participar lideranças de todo o Brasil, desde que ocupem cargos a partir de gerência e estejam à frente de projetos com impacto social-corporativo consistente dentro das organizações.

Cada projeto pode ser inscrito por até três profissionais, reforçando o caráter colaborativo das transformações reconhecidas. No ato da inscrição, será possível escolher um ou mais critérios que melhor representem a iniciativa e anexar documentos, métricas ou evidências que comprovem os resultados obtidos.

Também haverá espaço para contar a história por trás do projeto – porque, mais do que números, o prêmio busca narrativas que inspiram mudanças reais.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais