Marketplace brasileiro reúne ferramentas que usam IA

TRIAI já tem 35 soluções cadastradas, de várias partes do mundo, e 90 na fila de testes

Crédito: Galeanu Mihai/ iStock

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Depois do sucesso e do buzz gerado pelo ChatGPT – um chatbot gratuito, lançado pela empresa de pesquisa em inteligência artificial OpenAI em novembro de 2022 e que chegou a mais de um milhão de usuários em menos de cinco dias –, empresas do mundo todo começam a avaliar o potencial das principais ferramentas que utilizam inteligência artificial.

Foi mais ou menos assim que surgiu a ideia para criar o TRIAI, um marketplace que reúne todas as principais ferramentas desse mercado, lançado pela agência de marketing Triwi. Começou como um desafio para encontrar aquelas soluções que pudessem ajudar a melhorar os projetos da empresa. Com cada nova descoberta, ficava visível como essa oportunidade crescia.

Crédito: Triwi/ Divulgação

“Com nossa planilha de nomes crescendo, percebemos a chance de catalogar as ferramentas e, mais do que isso, testar, avaliar e disponibilizar para que mais pessoas conhecessem. Usamos nossa experiência em desenvolver sites para criar um que pudesse reunir todas as soluções em um único lugar e suportar tanto a crescente demanda de usuários quanto a oferta de novas ferramentas”, conta Ricardo Martins, CEO e idealizador da Triwi.

Atualmente, o marketplace conta com 35 ferramentas catalogadas, testadas e validadas. Ao todo foram mais de 500 cadastros de todo o mundo, sendo que 90 soluções estão na fila de espera para os testes e 70 estão na fase inicial de análise. “Hoje, há muitas ferramentas que dizem ter inteligência artificial, mas, na verdade, não têm, só querem aproveitar o hype”, aponta Martins.

Antes do início dos testes, a empresa desenvolvedora tem que enviar uma apresentação detalhada e indicar onde a IA é aplicada. Após esta etapa, a ferramenta é testada pela Triwi para que o cadastro (gratuito) seja feito na plataforma. Empresas que tenham soluções com IA podem solicitar a inserção de suas ferramentas na TRIAI.

PLANOS DE EXPANSÃO

Até agora, foram investidos R$ 60 mil na construção da plataforma, em tecnologia e infraestrutura. Outros R$ 200 mil irão para uma nova versão do marketplace, que envolve novas funcionalidades e recursos para usuários e empresas.

“Como tudo está acontecendo muito rápido, aumentamos nossa equipe. Estamos fomentando o mercado, trazendo um tema importantíssimo para a evolução de profissionais e empresas, sejam as que utilizam as ferramentas ou as que querem divulgar suas soluções”, diz Martins.

Hoje há muitas ferramentas que dizem ter inteligência artificial, mas, na verdade, não têm, só querem aproveitar o hype.

A Triwi planeja lançar uma área de conteúdo focado em IA com notícias de mercado, tendências e evolução do tema, além de fechar parcerias com instituições de ensino para criar e disponibilizar cursos sobre o tema. A plataforma terá ainda uma área exclusiva de vagas de empregos e um calendário de eventos relacionados ao tema.

Para ganhar com a plataforma, Triwi oferecerá diferenciais para as empresas que quiserem cadastrar suas ferramentas, como inserção de vídeos ou descontos especiais para usuários, além da captação de patrocinadores e monetização de conteúdo, cursos e eventos.

“As empresas precisam entender que inteligência artificial não é moda, não é apenas uma ferramenta que cria textos. É um sistema que as apoiará para atingirem seus objetivos de maneira mais rápida”, diz Martins.

O executivo pondera que a IA pode realizar algumas tarefas que atualmente são feitas por seres humanos, mas isso não significa, necessariamente, que ela substituirá totalmente as pessoas.

“Acredito que a IA ajudará trabalhadores e empresas a aumentarem sua eficiência e produtividade, liberando tempo para que as pessoas possam se concentrar em tarefas que exigem habilidades humanas, como criatividade, empatia e pensamento crítico.”


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais