POR REDAÇÃO FAST COMPANY BRASIL

No sábado, 18 de dezembro, às 18h, a Mastercard promoveu o show “Encontros que #nãotêmpreço”, com 10 grandes nomes da música brasileira que se reuniram para uma experiência inédita em distintas esferas emocionais. O evento foi transmitido ao vivo, a partir das 19h, no canal do YouTube da Mastercard Brasil e no Multishow. O evento teve parceria com a ONG Ação da Cidadania, e foi mais uma iniciativa da empresa para engajar o público a ajudar a combater a fome no país com doações de alimentos para a campanha Natal Sem Fome. A Mastercard vem destinando recursos, também, para os mais de 220 mil impactados pelas severas enchentes na região da Bahia e Minas Gerais.

divulgação

Os artistas Agnes Nunes, Alcione, Banda Tuyo, Caetano Veloso, Liniker, Luísa Sonza, Maria Rita, Paulinho da Viola, Rael e Xênia França se reuniram em duplas, trios e grupos para apresentar um repertório inédito e cheio de pluralidade com a diversidade dos estilos musicais de cada artista e os grandes sucessos de diferentes gerações da música

Durante o show, um QR Code ficou disponível na tela para que o público pudesse fazer as doações para a campanha. Cada real doado foi revertido em um prato de comida a ser destinado às famílias mais afetadas pela pandemia por meio da ONG Ação da Cidadania. Além disso, a Mastercard se comprometeu, também, a doar um prato de comida para a ONG a cada publicação nas redes sociais sobre um momento único e especial, com a hashtag #naotempreco.

“Em 2020, desenvolvemos o movimento Faça Parte: comece o que não tem preço, com o objetivo de amparar os mais afetados pela pandemia. Desde o início, as lives musicais com grandes nomes da música brasileira foram um dos principais mecanismos para engajar o público e ampliar as doações, impactando positivamente milhares de brasileiros”, disse Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil. 

“Neste fim de ano, decidimos dar continuidade às nossas ações sociais por meio de uma campanha muito especial. Com este show inédito, esperamos que todos possam viver momentos que não têm preço, seja por meio da música, da renovação da esperança, da ação solidária e, especialmente, pela ajuda que os mais necessitados receberão”, concluiu a executiva.

 CURADORIA QUE NÃO TEM PREÇO

Assim como as lives musicais que aconteceram nos dois últimos anos, esse novo encontro também foi pensado por Zé Ricardo,  curador artístico reconhecido e celebrado por seu trabalho de direção, produção musical e idealização de eventos.

Crédito: Lucio Pereira

“O show encerra o ciclo de quatro lives que ajudaram muita gente com as doações nesse momento extremamente difícil. Além disso, as lives levaram a música, que é também alimento da alma, promoveram encontros e levaram esperança para todos que estavam enfrentando a pandemia. Este show de encerramento é uma celebração, vamos fazer com que novos encontros musicais aconteçam, artistas se visitem e vamos mostrar que é possível cantar, levar alegria e esperança depois de tudo. No palco, artistas das mais variadas vertentes, reunindo gerações diferentes e fortalecendo a diversidade e a representatividade de nossa música, juntos para reforçar uma mensagem positiva para os próximos dias e o próximo ano, sem esquecer de continuar com a arrecadação de doações para as muitas famílias que estão passando fome”, disse Zé Ricardo.

Nos últimos anos, o diretor artístico vem se destacando por dar uma nova dimensão à sua função em eventos e festivais, tendo a diversidade como marca constante em seu trabalho, acolhendo e abraçando ritmos, gêneros e causas fundamentais como a luta pela igualdade racial e de gênero, além da pauta LGBTQIA+. Os encontros #nãotêmpreço retratam bem essa união de fatores, além de promover parcerias inéditas.

SOBRE O MOVIMENTO “FAÇA PARTE: COMECE O QUE NÃO TEM PREÇO”

Na primeira fase do movimento, lançado em junho do ano passado, a Mastercard havia firmado o compromisso de doar o equivalente a 2 milhões de refeições para comunidades carentes ao longo de 2020, meta superada em menos de dois meses. A marca, então, ampliou a meta inicial e se propôs a doar 5 milhões de refeições via organizações não governamentais, objetivo que também foi alcançado. Até o momento, mais de 23 milhões de refeições foram doadas.

A campanha de marketing foi desenvolvida pela agência de publicidade WMcCann. “Encerrar o ano junto à Mastercard com esse grande show, sob o comando do Zé Ricardo, realmente foi mágico. Porque se de um lado ele resume os esforços da marca feitos ao longo da pandemia para ajudar os mais afetados, enfatizando a urgência dessa pauta para os próximos anos, por outro, ele também nos traz alegria e alento ao nos permitir voltar a ecoar o ‘não tem preço’ associado a um momento do ano em que muitas pessoas terão a oportunidade de viver seus encontros e/ou reencontros de forma real”, destacou Tom Gil, diretor de negócios da WMcCann.

Como parte da campanha, a Mastercard iluminará a Ponte Estaiada, em São Paulo, durante este final de ano com palavras de esperança e votos para 2022, além de patrocinar o tradicional show “Roberto Carlos Especial”, a ser transmitido em 22 de dezembro na TV Globo.