McKinsey: Designers são essenciais para o desempenho dos negócios

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company 2 minutos de leitura

Já faz tempo que a comunidade empresarial entendeu que a equipe de design é fundamental para o sucesso de um negócio. E as pesquisas confirmam isso: empresas com forte investimento em design podem ter uma receita duas vezes maior do que a de seus pares do mesmo setor.

Mas por que algumas equipes de design são bem-sucedidas, e outras não? A consultoria global McKinsey & Co. tentou responder a essa pergunta em um novo relatório. Depois de estudar dados de 3 milhões de designers em mais de 100.000 departamentos de design, a McKinsey chegou a uma conclusão que talvez surpreenda: o tamanho da uma equipe de design por si só não dita o desempenho de uma empresa. Em vez disso, a McKinsey argumenta que o sucesso vem da mescla dos designers nas equipes e operações maiores de um negócio.

“Descobrimos que a integração organizacional era a marca registrada dos departamentos de design mais bem-sucedidos”, diz o relatório. “Em vez de tentar ‘isolar’ designers dentro do estúdio de design, os principais diretores de design (CDOs) trabalham com o C-suite para incorporar os designers em equipes multifuncionais e para dar a eles o treinamento e as ferramentas necessárias para que colaborarem e liderem.”

A McKinsey destaca dois benefícios nessa integração estratégica: os designers se engajam nas principais necessidades do negócio e acabam compartilham com toda a empresa a sua abordagem e seu ponto de vista (ou até mesmo seu “design thinking”), incentivando uma melhor solução de problemas. A McKinsey observa que as empresas que promoviam essa integração eram três vezes mais propensas a usar suas equipes de design para resolver problemas em torno dos processos internos também.

Como bônus, os designers que estão mais integrados em uma empresa aprendem habilidades críticas fora do design – especificamente adquirindo experiência em marketing, finanças e vendas – e a McKinsey chega a recomendar que os designers recebam orientação e treinamento para ajudar a aprimorar essas habilidades, pois são os principais ingredientes necessários para promover designers em posições-chave de liderança.

A McKinsey também descobriu que as empresas que integraram com sucesso suas equipes de design não tiveram apenas recompensas financeiras, incluindo crescimento de receita, aumento do preço das ações e lucratividade geral; elas também pontuaram melhor em métricas mais complicadas, como satisfação do funcionário, impacto ambiental e social, inovação, adaptabilidade à COVID-19, foco no usuário e inovação. Designers que estão intimamente integrados com funções corporativas também são muito mais propensos a permanecer em uma empresa por mais de cinco anos.

(Com base em reportagem de Mark Wilson, redator sênior da Fast Company)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais