Pisando em ovos: meme responsabiliza Trump pela “crise do ovo” nos EUA
Uma frase simples sobre o preço do alimento virou o meme do ovo, um fenômeno viral, culpando o presidente pela inflação nos EUA

O que veio primeiro: a disputa sobre quem é o culpado pela inflação nos EUA ou os memes sobre o assunto? Seja qual for a resposta, ambos têm dominado as redes sociais, onde a frustração com a economia agora se resume a três palavras: “Trump take egg” (algo como “Trump sumiu com os ovos”, em português), ou o "meme do ovo".
Um dos primeiros grandes memes políticos da era Trump 2.0, Trump take egg é uma forma debochada (e gramaticalmente estranha) de atribuir ao presidente a responsabilidade por um dos principais problemas econômicos do país no momento.
O meme do ovo tem aparecido em postagens com imagens de prateleiras vazias, preços exorbitantes e avisos de racionamento – cenas que marcaram a crise inflacionária da gestão do ex-presidente Joe Biden.
O meme do ovo surgiu de forma espontânea, criado por Michael Tae Sweeney, editor de cinema e TV vencedor do Emmy, que fez a primeira postagem com a frase no dia 4 de fevereiro. Mas a inspiração não veio da internet – ele viu de perto o impacto dos preços dos ovos durante uma ida a um supermercado em San Diego, na Califórnia.
“Todos os carrinhos, menos o meu, tinham duas caixas de 60 ovos, o máximo permitido por cliente”, conta Sweeney. “Algumas pessoas estavam tirando fotos das prateleiras vazias. Parecia ser o único assunto do momento: os caixas falavam disso, os clientes falavam disso, meus vizinhos falavam disso. Isso foi semanas atrás, e a situação só piorou desde então.”
De fato, o preço dos ovos disparou recentemente nos EUA, já que os produtores tiveram que sacrificar milhões de galinhas para conter um surto de gripe aviária. Na semana passada, o preço médio do atacado para uma dúzia de ovos brancos grandes ultrapassou US$ 8, um recorde histórico.
A frase rapidamente viralizou. Além de dominar o Bluesky – onde já existe até uma conta dedicada a repostá-la –, o meme se espalhou pelo X/ Twitter e pelo TikTok.
O MEME DO OVO GANHA FORÇA
Embora Sweeney tenha assumido o papel de “líder” do movimento, postando a frase sempre que surge uma nova notícia sobre o assunto, o meme do ovo logo ganhou vida própria. Em poucos dias, usuários do Bluesky começaram a marcá-lo em postagens sobre escassez e preços abusivos de alimentos.
Outros foram além e adaptaram o formato para outras críticas ao governo. Um usuário, por exemplo, escreveu “Trump cause traffic” (“Trump causou o trânsito”), depois que o presidente tentou barrar o pedágio urbano de Nova York.
O sucesso do meme do ovo vem do tom cômico e leve diante de um problema sério. Em 2025, as notícias sobre política e economia têm sido cada vez mais pesadas e pessimistas – e as redes sociais amplificam essa sensação de crise.
Mas lançar um Trump take egg no meio da discussão cria um efeito quase humorístico, como se a indignação coletiva ganhasse um toque de ironia. Além disso, o meme mantém a atenção no problema e reforça a ideia de que o governo tem responsabilidade sobre a inflação – algo difícil em tempos tão caóticos.

“As pessoas estão irritadas e confusas com os preços absurdos dos ovos. Elas sabem que isso não está certo e percebem que, de alguma forma, Trump e sua equipe têm culpa nisso”, diz Sweeney. “Poder expressar toda essa indignação em três palavras facilita a vida de todo mundo – mesmo que a gramática seja meio esquisita.”
Por enquanto, o meme circula mais no Bluesky, onde o público tende a ser mais progressista. Mas a insatisfação que ele representa está se espalhando. Uma pesquisa recente do jornal “The Washington Post” apontou que 53% dos norte-americanos reprovam a forma como o atual presidente tem lidado com a economia – o pior índice desde 2017.
Apesar das tentativas de Trump de evitar ser responsabilizado, dessa vez pode ser difícil sair ileso.