Microsoft e OpenAI renegociam parceria bilionária; entenda o que está em jogo

A reestruturação corporativa e disputa por capital marcam as discussões

Microsoft e OpenAI apertando as mãos
A empresa estaria disposta a ceder parte de seu capital em troca de acesso exclusivo às tecnologias desenvolvidas pela OpenAI após o prazo estabelecido para 2030. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT

Redação Fast Company

A OpenAI e a Microsoft estão em fase de renegociação de parceria. A startup de Inteligência Artificial, que recentemente anunciou planos para uma reestruturação corporativa, pretende transformar seu braço de negócios em uma corporação de benefício público com fins lucrativos, mantendo o controle sob um conselho sem fins lucrativos.

A Microsoft, que já investiu US$ 13 bilhões na OpenAI, tem um papel essencial para a aprovação dessa reestruturação. O ponto central das negociações envolve a participação da Microsoft na nova entidade lucrativa.

A empresa estaria disposta a ceder parte de seu capital em troca de acesso exclusivo às tecnologias desenvolvidas pela OpenAI após o prazo estabelecido para 2030.

As conversas entre as empresa estão sendo marcadas por uma crescente competitividade, impulsionada pela expansão dos negócios corporativos da OpenAI e pelo avanço do ambicioso projeto de infraestrutura Stargate, que reforça a disputa por inovação no campo da Inteligência Artificial.

As informações são do Financial Times.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais