Natura amplia benefícios e lança programa de capacitação via WhatsApp

Movimento Natura beneficia mais de 1,3 milhão de consultoras e se expande pela América Latina

Crédito: Istock

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A Natura tem como um dos seus principais canais de vendas as consultoras, que totalizam mais de 1,3 milhão, espalhadas por todo o Brasil. Desde 2004, a multinacional de higiene e cosmética criou o Movimento Natura, com o objetivo de mobilizar a rede de consultoras em torno de temas socioambientais, criando diferentes benefícios para melhorar a qualidade de vida delas.

Nesses 18 anos, a empresa criou ações para melhorar a capacitação e educação, assistência médica e acompanhamento psicológico, entre outras. Mais recentemente, durante a pandemia, estruturou um mecanismo de transferência de renda para apoiar sua rede em situação de vulnerabilidade econômica.

O serviço continuará agora, atendendo os desafios do contexto econômico brasileiro, como a insegurança alimentar. Desde março de 2020, foram mais de 10 mil consultoras apoiadas e R$ 2,6 milhões de renda transferida.

O ano de 2022 marca a entrada de novos benefícios, que se adaptam às novas realidades dessas trabalhadoras. O Movimento Natura agora oferece telemedicina gratuita para consultoras e familiares e suporte psicológico gratuito.

. Uma pesquisa em profundidade identificou que parte das consultoras têm um nível rudimentar de alfabetismo funcional.

Também desenvolveu e está disponibilizando um novo curso de letramento financeiro, 100% via WhatsApp, abordando temas como atitude e comportamento financeiro, uso inteligente do crédito, orçamento na prática, dívidas e renegociação.

“O piloto apresentou ótimos resultados. Hoje, das 800 pessoas que concluíram o curso, cerca de 65% se sentem mais preparadas para solucionar problemas financeiros e formar uma reserva de emergência”, afirma Agenor Leão, vice-presidente da Natura Brasil.

O letramento é um dos importantes desafios identificados pela empresa. Uma pesquisa em profundidade identificou que parte significativa das consultoras têm um nível rudimentar de alfabetismo funcional.

Como a maioria tem acesso à internet, especialmente pelo celular, a empresa criou tutorias de conhecimentos básicos de português e matemática via WhatsApp. Num período de pouco mais de dois meses, quase 13 mil pessoas finalizaram o curso.

INICIATIVA SE EXPANDE PELA AMÉRICA LATINA

Para se alinhar às necessidades de crescimento de suas consultoras, a Natura lançou, em 2014, o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores Natura (IDH-CN). É um indicador de desenvolvimento corporativo que mede as condições de vida das profissionais em três dimensões: saúde, conhecimento e trabalho.

Essas frentes incluem, por exemplo, o nível de acesso à rede pública de saúde, o estilo de vida da consultora, seu conhecimento financeiro e seu letramento digital, elementos de cidadania e relação com o universo político, renda familiar e a relação com a própria atividade de consultoria.

Desde 2019 o IDH_CN também é aplicado na América Latina, trazendo um retrato das mais de 800 mil consultoras na região. Em 2022, parte da equipe que realizava esse trabalho no Brasil se tornou um Centro de Expertise em Inovação Social para Brasil e Hispana. A ideia é levar a experiência adquirida no Brasil ao longo do tempo para responder às tensões sociais encontradas nos países latino-americanos.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais