Novo recurso da Netflix permite (mais ou menos) compartilhar cenas de filmes
Permitir o compartilhamento de cenas nas redes sociais parece um grande acerto da plataforma. Mas, na prática, não é bem assim que funciona
A Netflix acaba de lançar um recurso chamado Momentos, que permite que os assinantes compartilhem suas cenas favoritas das produções no catálogo. O único problema é que não é exatamente isso que ele faz.
A ideia do recurso (disponível para iOS e, em breve, para Android) é simples: enquanto assistem a um conteúdo da Netflix pelo celular, os usuários podem tocar na tela e acessar a aba Momentos no canto inferior esquerdo.
Ali existe uma opção que permite salvar a cena que estão assistindo em uma biblioteca na seção Minha Netflix ou, ainda, compartilhá-la via mensagem ou nas redes sociais. Simples, não?
“Sabemos o quanto as pessoas gostam de comentar sobre os momentos mais marcantes de suas séries e filmes favoritos. Este novo recurso facilita o compartilhamento dessas cenas”, explicou um representante da Netflix à Fast Company. “Esperamos que ele não só permita que os assinantes compartilhem suas opiniões, mas também os ajude a descobrir novas cenas memoráveis.”
No entanto, ao testar o recurso, descobri que, na prática, o que os usuários realmente compartilham são apenas links. Salvei uma cena de “Detroiters”, uma série de comédia de 2017 que recentemente entrou no catálogo da plataforma, e tentei compartilhá-la no Instagram.
Mas, quando fui postá-la nos stories, não era o vídeo do trecho que salvei, era apenas um link, que só poderia ser acessado por quem já assina a Netflix e tem o aplicativo instalado – um tanto limitado, não?
Além do link, o post incluía uma imagem de fundo. Mas, ao contrário do que você pode estar pensando, não era uma imagem da cena, apenas o logo da série.
Quem já tem o aplicativo e clica no link é levado diretamente ao ponto exato do episódio, mas sem antes ter ideia de qual trecho se trata. Aqueles que não têm o app são direcionados à página da série no site da Netflix, e não podem assistir à cena.
A possibilidade de compartilhar trechos específicos seria um ótimo recurso para quem adora comentar sobre o que está assistindo nas redes.
Além do principal objetivo da Netflix ao lançar o Momentos – permitir que fãs compartilhem cenas para atrair outros espectadores –, ele também teria um enorme potencial para memes e gifs.
Hoje, quem quiser criar um gif de uma cena específica precisa ter alguma habilidade em edição. Se o novo recurso facilitasse o processo, mais produções da Netflix poderiam ser incorporadas à cultura da internet (ainda que por alguns momentos).
Com o crescimento do compartilhamento de trechos de filmes e séries nas redes sociais, estúdios como NBC/Universal e Paramount já estão testando conteúdos em formato “fragmentado”.
No ano passado, por exemplo, a Paramount postou o filme “Meninas Malvadas” completo no TikTok, dividido em 23 partes, para comemorar o dia 3 de outubro – uma data que, por causa de uma das cenas, se tornou o “Mean Girls Day” na internet (sim, é um motivo bastante forçado para criar uma “data comemorativa”).
Claro, permitir que os usuários compartilhem trechos de qualquer cena ou filme poderia aumentar a pirataria. Mas bastaria limitar o tempo e a quantidade de clipes que cada conta pode compartilhar.
Se a Netflix quisesse realmente fazer isso, a tecnologia não seria um obstáculo. Mas, por ora, parece improvável. “No momento, não há planos para permitir que membros compartilhem clipes reais fora do serviço”, afirmou o representante da empresa.