O que os emojis que você usa revelam sobre a sua personalidade
Um novo estudo liga a preferência por determinados emojis a aspectos chave da personalidade do usuário, incluindo aqueles da chamada Dark Triad

Você é culpado de usar demais o emoji do macaquinho cobrindo os olhos? Acha impossível mandar uma mensagem sem incluir um rostinho chorando de rir?
Assim como escolher entre colocar um ponto final ou um “x” no fim de uma mensagem, os emojis se tornaram uma forma de linguagem própria, com regras não ditas e significados ocultos (todo mundo sabe o que está insinuando quando usa o emoji dos olhos ou o da berinjela).
Mas, além de adicionar subtexto ou um toque de humor, seus emojis preferidos podem revelar mais sobre você do que imagina.
De acordo com um novo estudo publicado por pesquisadores da Universidade Estadual de Oklahoma na revista “Current Psychology“, os hábitos no uso de emojis podem oferecer insights surpreendentes sobre os traços de personalidade da pessoa.
O estudo entrevistou 285 universitários, todos por volta dos 20 anos de idade, sobre o uso de 40 emojis diferentes. Os participantes também responderam a questionários voltados à avaliação de traços de personalidade. O foco dos pesquisadores foi especialmente na chamada Dark Triad (ou Tríade Sombria): psicopatia, narcisismo e maquiavelismo.
Os resultados mostraram que, entre os homens, o uso frequente estava associado a traços maquiavélicos e a níveis mais altos de neuroticismo. As mulheres também não escaparam: o uso intenso de emojis por participantes do sexo feminino foi ligado a tendências narcisistas.

Os pesquisadores especulam que essa ligação entre uso de emojis e a Dark Triad pode ter a ver com a forma como eles são frequentemente usados para autopromoção e gerenciamento de imagem – comportamentos que costumam ser associados ao narcisismo.
De modo geral, as mulheres usaram tanto figuras positivas quanto negativas com mais frequência que os homens, seja em mensagens de texto, postagens nas redes sociais ou em respostas e comentários.

No entanto, seis se destacaram como sendo usados com mais frequência por homens. Você provavelmente consegue adivinhar alguns deles – dica: sim, o cocô sorridente está na lista.
Embora estudos anteriores tenham sugerido que os emojis são mais usados por introvertidos, a pesquisa aponta o contrário. Tanto entre homens quanto entre mulheres, os extrovertidos foram os maiores usuários de emojis. Portanto, da próxima vez que for mandar uma sequência de emojis de fogo, só tenha certeza de que não está revelando seu lado narcisista maquiavélico sem querer.