OpenAI anuncia Sora, ferramenta que transforma texto em vídeos impressionantes

Com a revelação de uma nova ferramenta de conversão de texto em vídeo, a Open AI se juntou à Runway, Meta, Google e outras empresas na corrida em busca de vídeos com IA

Crédito: Fast Company Brasil

Mark Sullivan 1 minutos de leitura

A OpenAI publicou uma demonstração de um vídeo de um minuto a partir do trabalho de um nova ferramenta, a Sora, em uma postagem de blog. O vídeo é gerado a partir de prompts de texto. E é impressionante. O resultado pode causar arrepios nos atores (nenhum deles esteve envolvido na criação do clipe).

O sistema de IA é treinado em milhões de imagens de vídeo rotuladas para criar imagens com base nas descrições dos usuários.

A OpenAI disse ao jornal New York Times que está aplicando marcas d'água aos vídeos criados pelo Sora, mas reconhece que as marcas d'água podem ser removidas. A OpenAI e sua apoiadora, a Microsoft, estão envolvidas em um consórcio de padrões chamado C2PA, desenvolvedora de um método de incorporação criptográfica de informações de procedência no código do conteúdo gerado por IA.

A empresa diz que ainda não está liberando Sora para o público, em parte porque deseja obter feedback de acadêmicos e outros pesquisadores sobre como a ferramenta pode ser usada de forma tóxica ou enganosa, para minimizar os riscos.

Em uma postagem no blog, a OpenAI afirma que está lançando a pesquisa - e não liberando a ferramenta - "para dar ao público uma noção de quais recursos de IA estão no horizonte".

Com sorte, a qualidade surpreendente do resultado do Sora pode dar aos legisladores mais um empurrãozinho para impor restrições de uso e requisitos de rotulagem ao conteúdo gerado por IA - antes que seja tarde demais.


SOBRE O AUTOR

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empres... saiba mais