OpenAI mira nas redes sociais com projeto inspirado no X; veja os detalhes
O CEO Sam Altman tem solicitado, de forma reservada, opiniões de pessoas de fora da empresa sobre a iniciativa

A OpenAI está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma social semelhante ao X (antigo Twitter), segundo diversas fontes com conhecimento direto do assunto. Embora o projeto ainda esteja em fase inicial, já existe um protótipo interno focado na funcionalidade de geração de imagens do ChatGPT, que inclui um feed social.
O CEO Sam Altman tem solicitado, de forma reservada, opiniões de pessoas de fora da empresa sobre a iniciativa. Ainda não está claro se a OpenAI pretende lançar essa rede social como um aplicativo independente ou integrá-la ao ChatGPT — atualmente o app mais baixado do mundo. As informações são do The Verge.
Rivalidade com Musk pode ganhar novo capítulo
Se a nova plataforma social for lançada, dentro ou fora do ChatGPT, isso pode aprofundar a já conhecida rivalidade entre Sam Altman e Elon Musk. Em fevereiro, Musk fez uma proposta não solicitada de compra da OpenAI por US$ 97,4 bilhões. Altman recusou com uma resposta irônica: "Não, obrigado, mas se quiser, nós compramos o Twitter por US$ 9,74 bilhões."
A entrada da OpenAI no mercado de redes sociais também a coloca em rota de colisão com a Meta, que, segundo fontes, planeja adicionar um feed social ao aplicativo que lançará para seu assistente de IA. Quando surgiram os primeiros rumores de que a Meta estaria desenvolvendo um concorrente do ChatGPT, Altman respondeu mais uma vez, pelo X: "Tá bom, talvez a gente faça um app social então."
Dados em tempo real: a nova fronteira da IA
Uma rede social própria forneceria à OpenAI um tipo de dado valioso que X e Meta já utilizam — conteúdo em tempo real, essencial para treinar modelos de IA. O Grok, de Musk, já apresenta conteúdo do X em seus resultados (inclusive após a fusão entre X e xAI). A Meta, por sua vez, utiliza sua base de dados de usuários para treinar o modelo Llama.
Uma das ideias por trás do protótipo da OpenAI é permitir que a IA ajude os usuários a compartilharem conteúdos mais envolventes. Um profissional de outro grande laboratório de IA comentou: "A integração do Grok com o X deixou todo mundo com inveja. Principalmente pelo modo como as pessoas criam tuítes virais fazendo ele dizer alguma bobagem."
Crescimento agressivo e diversificação
Ainda é incerto se o projeto social da OpenAI será lançado publicamente, mas o fato de existir dentro da empresa já demonstra sua ambição em explorar novas frentes. A expectativa sobre o crescimento da OpenAI está em alta, e a criação de uma rede social própria indica um desejo claro de diversificar e ampliar sua presença no mercado digital — agora também com os olhos voltados para o universo das redes sociais.