Os 11 vencedores mais marcantes da história do Prêmio Nobel

Premiações de 2025 começaram esta semana com destaque para literatura, medicina e química

Moeda do Nobel
A cerimônia ocorre em 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel.Créditos:Pixabay.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Ao longo da história, diversos nomes marcaram o mundo com conquistas que renderam o reconhecimento máximo da ciência, da literatura e da paz e receberam o Prêmio Nobel.

Entre os premiados ao longo das décadas, estão cientistas como Albert Einstein, Marie Curie e Niels Bohr; escritores como Ernest Hemingway e Toni Morrison; e líderes mundiais como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Malala Yousafzai.

Marie Curie foi pioneira nas pesquisas sobre radioatividade e a única mulher a receber dois prêmios em áreas científicas diferentes. Gabriel García Márquez consagrou o realismo mágico com “Cem anos de solidão”, e Madre Teresa de Calcutá foi reconhecida por seu trabalho humanitário na Índia.

Até Barack H. Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, foi premiado com o Nobel da Paz em 2009 por suas iniciativas para reforçar a diplomacia e a cooperação entre os povos.

Leia mais: Vencedora do Nobel da Paz faz alerta sobre big techs – e a ameaça é maior do que parece.

Nesta semana, começaram as premiações de 2025, que seguem até o dia 13 de outubro, com a divulgação dos vencedores em economia. As cerimônias estão sendo realizadas em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega.

Vencedores do Prêmio Nobel 2025 - até o momento

O húngaro László Krasznahorkai foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2025, anunciado nesta quinta-feira (9) pela Academia Sueca. Nascido em 1954 na cidade de Gyula, o autor ficou conhecido por sua escrita densa e filosófica, marcada por obras como “Sátántangó”.

Na segunda-feira (6), o Prêmio Nobel de Medicina foi concedido a Mary Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, pelo trabalho sobre a tolerância imunológica periférica, que impulsionou o desenvolvimento de tratamentos contra câncer e doenças autoimunes.

Leia mais: De lagarto comedor de pizza a morcegos embriagados: veja as pesquisas vencedores do IG Nobel deste ano.

Ainda, na quarta-feira (8), Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi receberam o Nobel de Química por descobertas que revolucionaram o campo dos materiais porosos, fundamentais para avanços em armazenamento de energia e purificação de gases.

O que é o Prêmio Nobel?

Criado pelo químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, o prêmio reconhece pessoas que trouxeram o maior benefício à humanidade no ano anterior. Nobel deixou em testamento a determinação de que seu patrimônio fosse destinado à criação da premiação.

Os prêmios são entregues anualmente em seis categorias: Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Economia. Cada laureado recebe uma medalha, um diploma e 11 milhões de coroas suecas, o equivalente à cerca de R$ 6,2 milhões.

Após os anúncios, a cerimônia de entrega dos prêmios ocorre em 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel. Os prêmios de ciência e literatura são entregues pelo rei da Suécia, enquanto o da Paz é concedido em Oslo pelo Comitê Norueguês.

Você pode se interessar também:

O Prêmio Nobel segue como um dos maiores símbolos de mérito e impacto global, celebrando ideias e descobertas que transformam o mundo.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais