Os 150 anos do jeans que se tornou ícone de várias gerações

Celebração do aniversário do modelo 501 da Levi's contará com shows, loja pop-up e espaço para customização de peças

Créditos: NEOSiAM 2021/ Pexels

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Em 20 de maio de 1873, uma jovem empresa de São Francisco, na Califórnia, obteve a patente do processo de rebitagem de calças que se tornaria conhecido como jeans 501, uma parceria entre Levi Strauss e Jacob Davis. Em 2023, esse modelo original, que transformou a Levi's em marca referência em jeans, completa 150 anos.

"O 501® é o uniforme dos changemakers, dos que se arriscam, dos experimentadores, pensadores, ícones e originais. Se sabemos uma coisa sobre os jovens é que eles têm tudo a ver com autenticidade e se conectam com as marcas que amam", afirma Renata Sernagiotto, gerente de marketing da Levi Strauss & Co. no Brasil.

A executiva lembra que a 501 é resiliente e que muitos ainda a vestem para trabalhar. "Mas, em seu tempo, ela passou a incorporar algo que não pode ser patenteado: o estilo", aponta Renata, ao explicar como a marca e o modelo permaneceram tão relevantes durantes todos esses anos.

Para a Levi's, o modelo 501 representa uma quebra de regras, o estilo “faça o que quiser”. "É o tipo que vem definindo a cultura jovem há décadas. Queremos reforçar nossa história para uma geração que está entendendo o valor dessa marca", diz a executiva.

A expectativa da empresa com as celebrações de aniversário é construir uma comunidade sólida em torno da marca para os próximos anos e aumentar a representatividade da categoria feminina. "O fit 501 já desempenhou um crescimento médio de 28% na comparação com o ano assado. E esse é um dado que demonstra o engajamento do consumidor com a mensagem", diz Renata.

Para celebrar a data, a Levi's está promovendo ações em diversos lugares do mundo. São Paulo contará com shows e locais para personalização de peças.

Crédito: Divulgação

"Sabemos que os jovens querem ter sua opinião valorizada ao abrir um diálogo direto. Para eles, é imprescindível fazer parte das marcas, tanto nos constantes feedbacks nas redes sociais quanto na criação de produtos e coleções", afirma Renata. "Com isso, o grande palco dessa celebração é a área de customização gratuita, na qual todos poderão criar e finalizar seus próprios produtos."

Confira as ações planejadas em parceria com o espaço House of Coisas:

- Loja pop-up com área de customização das peças, cabine de fotos para registro das personalizações, estúdio de flashes tattoos nos dias de semana e DJs e atrações artísticas aos sábados.

- Na sexta-feira (dia 19 de maio),  ação especial com  batalha de influenciadores, que vão escolher músicas de suas playlists para descobrir quais delas mais animam o público.

- Show com a banda brasileira Attooxxa no sábado (20 de maio).


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais