Pesquisadores investigam possível ligação entre ideação suicida e ciclo menstrual
Para mulheres com tendências suicidas, rastrear sintomas ao longo do ciclo menstrual pode revelar insights valiosos
Embora as taxas de suicídio sejam mais elevadas entre os homens, as mulheres têm três vezes mais probabilidade do que os homens de tentar tirar a própria vida – ou de ao menos pensar nisso.
Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois e publicado no “American Journal of Psychiatry” mostra que pensamentos suicidas podem estar relacionados a determinados momentos durante o ciclo menstrual.
Os pesquisadores acompanharam 119 mulheres com diagnóstico de problemas de saúde mental (incluindo transtorno disfórico pré-menstrual, um transtorno de humor pré-menstrual que aumenta o risco de suicídio), transtorno do uso de substâncias ou transtorno alimentar.
Foi pedido às participantes que completassem uma pesquisa diária acompanhando seu humor – incluindo fatores como depressão, ansiedade e sensibilidade à rejeição, bem como ideação suicida – durante pelo menos um ciclo menstrual. Os autores acreditam que este seja o primeiro estudo que analisa o risco de suicídio com rastreamento diário do humor.
FATOR DE RISCO
Os pesquisadores descobriram que a ideação, o planejamento e as tentativas de suicídio eram mais comuns nos dias que antecedem e sucedem o início do sangramento. Mas também encontraram diferenças individuais em relação à forma como o ciclo menstrual afeta a propensão ao suicídio.
"Nem todas são sensíveis aos hormônios do ciclo da mesma maneira", diz Jordan Barone, co-autor principal do estudo.
Além disso, a pesquisa constatou que o risco de suicídio estava vinculado ao ciclo menstrual para a maioria das participantes, não apenas para aquelas com transtorno de humor pré-menstrual.
O estudo estabelece que o ciclo menstrual pode afetar muitas pessoas que têm pensamentos suicidas.
Apenas cerca de 40% das participantes atendiam aos critérios para o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). No entanto, mesmo as participantes que não tinham TDPM demonstraram aumento no risco de suicídio durante certas partes do ciclo.
"Como médicos, sentimos a responsabilidade de manter nossos pacientes a salvo de uma tentativa de suicídio. Mas, muitas vezes, não temos informações sobre quando precisamos estar mais preocupados com essa possibilidade", diz Tory Eisenlohr-Moul, professora associada de psiquiatria na Universidade de Illinois e autora sênior do artigo.
"O estudo estabelece que o ciclo menstrual pode afetar muitas pessoas que têm pensamentos suicidas. Isso torna o ciclo um dos únicos fatores de risco previsível, com baseado em um determinado período de tempo, para detectar quando uma tentativa de suicídio pode ocorrer.”