Pesquisadores investigam possível ligação entre ideação suicida e ciclo menstrual

Para mulheres com tendências suicidas, rastrear sintomas ao longo do ciclo menstrual pode revelar insights valiosos

Crédito: Mike Murray/ Pexels

Shalene Gupta 2 minutos de leitura

Embora as taxas de suicídio sejam mais elevadas entre os homens, as mulheres têm três vezes mais probabilidade do que os homens de tentar tirar a própria vida – ou de ao menos pensar nisso.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois e publicado no “American Journal of Psychiatry” mostra que pensamentos suicidas podem estar relacionados a determinados momentos durante o ciclo menstrual.

Os pesquisadores acompanharam 119 mulheres com diagnóstico de problemas de saúde mental (incluindo transtorno disfórico pré-menstrual, um transtorno de humor pré-menstrual que aumenta o risco de suicídio), transtorno do uso de substâncias ou transtorno alimentar.

Foi pedido às participantes que completassem uma pesquisa diária acompanhando seu humor – incluindo fatores como depressão, ansiedade e sensibilidade à rejeição, bem como ideação suicida – durante pelo menos um ciclo menstrual. Os autores acreditam que este seja o primeiro estudo que analisa o risco de suicídio com rastreamento diário do humor.

FATOR DE RISCO

Os pesquisadores descobriram que a ideação, o planejamento e as tentativas de suicídio eram mais comuns nos dias que antecedem e sucedem o início do sangramento. Mas também encontraram diferenças individuais em relação à forma como o ciclo menstrual afeta a propensão ao suicídio.

"Nem todas são sensíveis aos hormônios do ciclo da mesma maneira", diz Jordan Barone, co-autor principal do estudo.

Além disso, a pesquisa constatou que o risco de suicídio estava vinculado ao ciclo menstrual para a maioria das participantes, não apenas para aquelas com transtorno de humor pré-menstrual.

O estudo estabelece que o ciclo menstrual pode afetar muitas pessoas que têm pensamentos suicidas.

Apenas cerca de 40% das participantes atendiam aos critérios para o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). No entanto, mesmo as participantes que não tinham TDPM demonstraram aumento no risco de suicídio durante certas partes do ciclo.

"Como médicos, sentimos a responsabilidade de manter nossos pacientes a salvo de uma tentativa de suicídio. Mas, muitas vezes, não temos informações sobre quando precisamos estar mais preocupados com essa possibilidade", diz Tory Eisenlohr-Moul, professora associada de psiquiatria na Universidade de Illinois e autora sênior do artigo.

"O estudo estabelece que o ciclo menstrual pode afetar muitas pessoas que têm pensamentos suicidas. Isso torna o ciclo um dos únicos fatores de risco previsível, com baseado em um determinado período de tempo, para detectar quando uma tentativa de suicídio pode ocorrer.”


SOBRE A AUTORA

Shalene Gupta é jornalista e escritora, co-autora do livro "The Power of Trust: How Companies Build It, Lose It, Regain It". saiba mais