Plataforma conecta profissionais culturais do RS ao mercado nacional

Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e a Ollo lançam "Contrate Rio Grande do Sul", plataforma para estimular contratação de designers, cenógrafos e fotógrafos

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

A recuperação do Rio Grande do Sul passa também pelo mercado criativo. O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC), a Secretaria de Estado da Cultura do RS e a empresa Ollo lançaram a plataforma "Contrate Rio Grande do Sul" para conectar profissionais culturais do estado ao mercado nacional. A iniciativa visa apoiar trabalhadores da cultura afetados pelas recentes enchentes no estado.

O RS é o quinto Estado brasileiro com mais empreendimentos de economia criativa. O setor responde por 6,8% das empresas e 4,2% dos empregos formais. A catástrofe climática atingiu esse segmento de maneira contundente. Só em Porto Alegre, 51% das empresas atingidas pelas águas em maio foram do setor criativo. 

O projeto "Contrate Rio Grande do Sul" permite que profissionais culturais se cadastrem e sejam facilmente encontrados por empresas de todo o Brasil. "A ideia é fazer este match, estimulando o setor cultural de todo o país a contratar designers, fotógrafos, cenógrafos e toda a gama de profissionais de cultura do Rio Grande do Sul", afirma Cris Olivieri, porta-voz e facilitadora do FBDC.

Com uma estrutura tecnológica e de design próprias, a plataforma permite que o profissional se cadastre e quando a empresa procurar um talento, o sistema e um operador ou operadora, cruzem os dados e apoiem na negociação e formalização, garantindo legitimidade e lisura no processo. "O cuidado aqui é para que as relações sejam eficientes e seguras para ambas as partes", explica Cris. 

De acordo com a CEO da Ollo, Karina Rehavia, contratar profissionais gaúchos apoia a recuperação econômica, bem como reforça a regeneração do Estado. A companhia é especializada em curadoria de contratação de profissionais criativos. E entra com a parte da plataforma. 

A FBDC, por sua vez, organiza a lista com as profissões possíveis, dentro do guarda chuva da área cultural, além de facilitar e divulgar as áreas em comunhão com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e outros pontos focais para estímulo de profissionais e de contratantes.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais