Podcast discute como tirar os melhores resultados das newsletters

A primeira temporada de "Newsletter Economy" contará com 11 convidados e episódios temáticos reunindo insights de cada um

Créditos: skodonnell/ iStock/ Will Francis/ Unsplash

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

Com a saturação dos diferentes canais digitais na rotina dos criadores de conteúdo, será que a newsletter, conhecida estratégia de boletim informativo, pode se tornar uma estratégia para retomar o engajamento?

O podcast "Newsletter Economy" – criado por Paulo Emediato, professor e CMO da Oxygea Ventures, e Rodrigo James, CEO da Cotonísio Podcasts – quer explorar esse meio para entender se ele pode se tornar um canal digital de fato ou um novo jeito de operar a comunicação online.

o formato oferece aos criadores a oportunidade de construir conteúdo, formar comunidades e monetizar sua produção.

"A ideia vem de uma expressão cunhada pela ‘The Atlantic’ e pelo ‘The New York Times’, que fizeram uma série de reportagens sobre o crescimento desse formato de comunicação e das plataformas dedicadas a essa produção nos Estados Unidos, sobretudo durante a pandemia", explica Emediato.

Segundo ele, o formato newsletter oferece aos criadores a oportunidade de construir conteúdo, formar comunidades e monetizar sua produção diretamente. Para a dupla, hoje em dia há muito conteúdo disponível e as newsletters oferecem uma experiência mais filtrada de processamento e de consumo mais lento e aprofundado, que pode estabelecer um senso de comunidade entre quem produz e o público que consome o conteúdo.

"Nesse podcast, vamos falar sobre a viabilidade de modelos de negócio de diferentes formas. Porque, no fim, as pessoas querem produzir, mas será que é possível viver disso?", questiona Emediato.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Uma das convidadas, Beatriz Guarezi, é criadora da Bits to Brands, newsletter semanal sobre branding, comportamento, internet e tendências. Criada em 2018, tem mais de 30 mil assinantes e traz conteúdos originais e curadorias para as pessoas se manterem atualizadas sobre esses assuntos.

"Hoje a news vai além de mim, criando realmente uma comunidade, proporcionando trocas, networking, inspirações. Já estamos no ponto de criar produtos a partir dela e um verdadeiro ecossistema", diz Beatriz, ao apontar que um dos maiores desafios de qualquer newsletter é a consistência.

A ideia é criar uma espécie de repertório coletivo, com foco nos temas mais importantes em torno do assunto e os inputs de criadores.

"Muitas pessoas falam sobre o desafio que é começar, sair da zona de conforto e dar o primeiro passo, algo meio glamourizado. Mas poucas falam do processo pouco glamouroso que é manter a consistência de uma newsletter. De estar sempre na caixa de mensagem da pessoa no dia e horário acordados e criar esse ritual, essa experiência."

Para Emediato, um dos desafios é encontrar um caminho de expressão autêntica que, de fato, entregue valor para as pessoas. "É como a própria história do podcast: não precisamos de mais um, a não ser que exista uma proposta de valor clara. Assim, pouco a pouco, é possível construir uma audiência. É um processo contínuo de tentativa, erro, aprendizado e adaptação", diz.

Com 11 convidados, previsão inicial de 10 episódios e atualizações quinzenais, cada um será dividido por temas, com os insights de todos, conciliando diferentes experiências, formatos, linhas editoriais e modelos de negócios de newsletters:

"A ideia é criar uma espécie de repertório coletivo sobre newsletters, com foco nos temas mais importantes em torno do assunto e os inputs de criadoras e criadores distintos. O protagonismo é do grupo e da combinação de pontos de vista", afirma Emediato.

A dupla pensa ainda em compartilhar episódios extras ao final da temporada com as entrevistas individuais na íntegra. Esta primeira temporada do podcast teve o apoio da ZapSign, plataforma de assinatura digital de documentos.

O projeto, no entanto, propõe um modelo de receita compartilhada entre os participantes de cada temporada e busca parcerias que viabilizem a produção e distribuição.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais