Por quanto Elon Musk comprou o X? Veja valor bilionário

A aquisição representa um grande movimento estratégico, com Musk afirmando que o futuro da xAI e do X estão estreitamente conectados

Denho do rosto de Elon Musk, que está sorrindo
Musk indicou que a união das duas empresas resultará em uma avaliação combinada de 80 bilhões de dólares. Crédito: Pixaby/Iván Jesus Rojas

Vitória Tedeschi 2 minutos de leitura

A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, acaba de adquirir o X, a rede social anteriormente conhecida como Twitter, por 45 bilhões de dólares, o que representa aproximadamente R$ 257 bilhões de reais. A transação foi realizada inteiramente com ações e inclui 12 bilhões de dólares - pouco mais de R$ 68 bilhões de reais - em dívidas. 

A operação avalia o X em 33 bilhões de dólares e marca uma nova fase para a plataforma, que será combinada com a xAI. Musk indicou que a união das duas empresas resultará em uma avaliação combinada de 80 bilhões de dólares. A informação foi inicialmente divulgada pela Reuters e repercutida pelo Fast Company.

A aquisição representa um grande movimento estratégico, com Musk afirmando que o futuro da xAI e do X estão estreitamente conectados. Ele destacou que o objetivo da fusão é integrar dados, modelos, infraestrutura computacional, distribuição e talentos das duas empresas, criando uma força maior no setor de inteligência artificial.

Impacto no Brasil

Isso pode ter implicações significativas, não apenas para o mercado norte-americano, mas também para o Brasil, que tem acompanhado de perto a evolução das tecnologias de IA.

O país é um dos maiores consumidores de plataformas de mídia social e a integração da xAI com o X pode influenciar diretamente o uso de IA em serviços voltados ao público brasileiro.

Além disso, o crescente interesse de empresas como a xAI por data centers e supercomputadores pode acelerar a adoção de tecnologias mais avançadas no Brasil, especialmente no setor empresarial e acadêmico, que busca soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento de inteligência artificial.

Além disso, a repercussão do acordo e o impacto da nova abordagem para a IA pode estimular debates sobre privacidade e segurança de dados no Brasil, especialmente em um momento de crescente vigilância sobre o uso de informações pessoais pelas grandes empresas de tecnologia.

A xAI, lançada em 2023, arrecadou recentemente 6 bilhões de dólares em uma rodada de investimentos, sendo avaliada em 40 bilhões de dólares. Musk também havia tentado, sem sucesso, adquirir a OpenAI por 97,4 bilhões de dólares em fevereiro, mostrando seu interesse em expandir seu portfólio de IA.Por fim, a xAI, de Elon Musk, lançou recentemente o Grok-3, sua versão mais recente de chatbot, em sua tentativa de competir com outras grandes empresas de IA, como a chinesa DeepSeek e a OpenAI, apoiada pela Microsoft.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Digital com experiência em produção e revisão de conteúdos estratégicos para plataformas online.... saiba mais