Por que o RH da sua empresa deveria usar inteligência artificial?

Maioria vê potencial no uso de IA para contratação de colaboradores; confira alguns motivos e recomendações ao implementar a tecnologia

Crédito: Rawpixel

Rafael Farias Teixeira 5 minutos de leitura

O uso de tecnologia no departamento de recursos humanos (RH) oferece uma série de benefícios, mas também apresenta desafios significativos. A relação entre essa área e a inteligência artificial, por exemplo, tem evoluído rapidamente nos últimos anos.

Quase sete em cada 10 recrutadores (67%) enxergam potencial no uso de IA para contratação de colaboradores e 26% acreditam em sua transformação no setor de RH, segundo a pesquisa “AI Recruitment Statistics: What Is the Future of Hiring?” (Estatísticas de Recrutamento por IA: Qual o Futuro da Contratação?), da Tidio, empresa que usa IA para experiência do cliente.

A maioria (79%) dos recrutadores acredita que, em breve, a inteligência artificial estará avançada o suficiente para tomar decisões de contratação e demissão – 43% dos candidatos partilham esta opinião. Nove em cada 10 entrevistados consideraram que a IA poderia ajudar no processo de inscrição dos candidatos.

Fonte: Pesquisa AI Recruitment Statistics: What Is the Future of Hiring/ Tidio

Além disso, três quartos concordariam que a IA decidisse se seriam ou não contratados para o trabalho se também houvesse presença humana envolvida na decisão. Apenas cerca de 25% dos participantes acham que a inteligência artificial na tomada de decisões de recrutamento é completamente injusta.

"A inteligência artificial está sendo cada vez mais incorporada às operações de recursos humanos para melhorar a eficiência, a precisão e a tomada de decisões, com investimentos em software e ferramentas, bem como o desenvolvimento de competências internas para gerenciar e aproveitar essa tecnologia de maneira ética e eficaz", afirma Thiago Gomes, CEO da Smartleader, plataforma que ajuda departamentos de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Fonte: Pesquisa AI Recruitment Statistics: What Is the Future of Hiring/ Tidio

Esse tipo de tecnologia tem auxiliado o RH de empresas, automatizando tarefas, melhorando a tomada de decisões e fornecendo insights valiosos para impulsionar a gestão de talentos. No entanto, o uso da IA no RH também levanta uma série de desafios éticos, como vieses algorítmicos e questões de privacidade, que exigem uma abordagem cuidadosa e responsável.

"O sucesso na implementação da IA no RH depende da busca de um equilíbrio entre a automação e a manutenção da humanização dos processos, garantindo que os benefícios da tecnologia sejam alcançados sem comprometer a ética, a equidade e a transparência", afirma Gomes.

O executivo aponta algumas razões que podem motivar o departamento de RH a começar a usar inteligência artificial no dia a dia:

1. Otimização de tempo

A IA pode processar informações, identificando padrões relevantes para o RH. Isso guia decisões informadas, como lacunas de habilidades e demanda futura. Previamente, a IA identifica traços de personalidade por análise de dados, enquanto a automação de tarefas básicas libera recursos para estratégias mais relevantes.

2. Recrutamento e seleção

Estima-se que a triagem de candidatos tome cerca de 13 horas por semana dos profissionais da área. Além dos benefícios relacionados à economia de tempo e esforço, a IA tem capacidade elevada de análise comportamental e cruzamento de dados. Dessa maneira, auxilia na escolha do candidato ideal.

“É possível desenvolver avaliações que são implementadas durante os processos seletivos, resultando em uma orientação mais precisa na escolha do perfil a ser recrutado à medida que são administradas", diz Gomes.

3. Avaliação de desempenho

A tecnologia pode contribuir também na gestão de desempenho, avaliando e fornecendo feedback personalizado para o desenvolvimento da equipe, além de promover diversidade e inclusão, minimizando vieses na seleção de candidatos.

4. Eficiência em tarefas administrativas

A automação de tarefas administrativas rotineiras, como gerenciamento de folha de pagamento, agendamento de entrevistas e acompanhamento de benefícios, libera a equipe para se concentrar em atividades de maior valor, como estratégias de engajamento e desenvolvimento de liderança.

A IA também pode coordenar agendas, agendar entrevistas, enviar lembretes e gerenciar os horários dos participantes de forma automática, evitando conflitos e atrasos.

5. Treinamento para funcionários

Por fim, a IA pode ajudar a sugerir investimentos mais adequados para o treinamento e aprimoramento dos trabalhadores, levando em consideração indicadores de mercado e as características individuais do grupo de funcionários.

Com base nesse conhecimento refinado, as empresas podem fornecer orientação especializada para cada equipe e, dentro delas, compreender as necessidades específicas de cada profissional.

Créditos David Pupaza/ Unsplash

RECOMENDAÇÕES AO APLICAR IA NO RH

Segundo Gomes, ao aplicar IA no RH e na gestão, é importante seguir uma série de recomendações para garantir uma implementação bem-sucedida e ética.

- Compreenda os objetivos de negócios: antes de adotar a IA, identifique claramente os objetivos de negócios que você pretende alcançar. A tecnologia deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização.

- Colete de dados de qualidade: garanta que os dados usados pela IA sejam precisos, atualizados e representativos. A qualidade é fundamental para a precisão dos resultados.

- Lembre-se da ética e da diversidade: Avalie continuamente a IA quanto a possíveis preconceitos e vieses. Implemente medidas para mitigar esses problemas e garantir a equidade no tratamento dos funcionários.

- Proteja os dados: cuide das informações sobre os funcionários com as melhores práticas de segurança cibernética. Certifique-se de estar em conformidade com as regulamentações de privacidade.

- Invista em treinamento e desenvolvimento: providencie treinamento adequado tanto para os funcionários que interagem com sistemas de IA quanto para aqueles que serão impactados por decisões automatizadas. Eles devem entender como a ferramenta funciona e como interpretar seus resultados.

- Combine habilidades: reconheça que a IA deve complementar, não substituir, as habilidades humanas. Promova uma cultura que valorize a colaboração entre humanos e máquinas.

- Monitore e avalie continuamente: estabeleça processos de monitoramento e avaliação para garantir que a IA esteja atingindo os resultados desejados e que esteja alinhada com os valores e objetivos da organização.

- Adapte-se às mudanças: esteja preparado para ajustar e adaptar a implementação de IA à medida que a tecnologia evolui e as necessidades da organização mudam.

- Comunique-se de forma transparente: informe claramente os funcionários sobre a implementação da IA explicando como ela será usada, quais os benefícios esperados e como as questões sobre privacidade e ética estão sendo abordadas.

- Cumpra as regulamentações: mantenha-se atualizado sobre as normas relacionadas à IA no RH e garanta que sua implementação esteja em conformidade com as leis e regulamentos locais e globais.

- Flexibilidade e adaptabilidade: esteja disposto a ajustar seus processos à medida que novas descobertas e melhores práticas em IA forem surgindo.


SOBRE O AUTOR

Rafael Teixeira Farias tem mais de 14 anos de carreira em jornalismo e marketing digital, além de sete livros de ficção já publicados. saiba mais