PROS e RM lançam curso de letramento em diversidade para influenciadores

"Letramento da Influência" conta com 28 horas de conteúdo e mentoria em temas como gênero, raça, etarismo, LGBTQIAP+ e outros

Créditos: Divulgação - Na imagem: Carol Santos, Guga Menga (RM Consulting) e Raissa Santos (em cima); Rachel Maia (RM Consulting), Lucy Ramos e Rita Carreira (influenciadoras)

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Diversidade tem sido tópico na agenda de diferentes empresas e o uso de influenciadores em suas estratégias também têm sido parte dessa jornada. Em sua coluna na Fast Company Brasil, LG Lo-Buono, diretor geral da iO Diversidade e fundador da consultoria Pulsos, costuma abordar caminhos para que elas façam esse papel de forma efetiva e inclusiva. Mais recentemente, listou algumas boas práticas para quem quer se tornar aliado da causa da diversidade.  Nessa mesma linha, a agência PROS e a RM Consulting, de Rachel Maia, se unem para lançar e oferecer o curso "Letramento da Influência", focado no letramento em diversidade voltado a influenciadores digitais. 

Rachel Maia, da RM Consulting: "Escolhas serão mais por valores e propósito daqui para frente."

Com 28 horas de conteúdo, a ideia é gerar uma jornada de aprendizagem para conectar aqueles que influenciam milhares de decisões e opiniões diariamente com questões históricas, contextuais e comportamentais sobre grupos minorizados, oferecendo bases mais sólidas sobre importantes pilares, como Etnico-Racial, LGBTQIAP+, Etarismo, Deficiências e outros vieses inconscientes.

Rachel Maia, fundadora da RM Consulting, diz que esta é uma oportunidade para influenciadores buscarem por propósito, se conectando às causas realmente transformadoras, com o objetivo de contribuir para a redução das desigualdades e a aceleração de oportunidades mais equitativas. "Empresas se responsabilizam cada vez mais pelo seu papel, que também é social, e o público está cada vez mais informado e conectado. Portanto, as escolhas serão muito mais por valores e propósito, daqui pra frente”, diz Rachel, uma das pioneiras e principais especialistas no processo de letramento de grandes empresas sobre diversidade, equidade e inclusão.

“Com o passar do tempo, percebemos que era a nossa responsabilidade apoiar esses profissionais nessa jornada de aprendizado sobre diversidade, uma vez que são eles que levam as mensagens das nossas e de outras marcas adiante, ajudando a propagar na sociedade esse tipo de conscientização”, observa Daniela Graicar, sócia e co-CEO da agência de "people relations" PROS.

“Influência é uma responsabilidade e uma chave importante para tornar o mundo de hoje melhor", observa.

A primeira turma já está sendo realizada, e é composta por 30 influenciadores convidados, selecionados de acordo com sua representatividade e alcance em diferentes temas e esferas sociais. Entre eles estão Lucy Ramos, Rita Carreira, Karina Sato, Monica Carvalho, Erick Mafra e Mareu.

“A equipe de consultores especialistas é composta por seis pessoas e, a cada turma, destinamos um tutor responsável – que, além de conduzir o letramento inicial presencial, tira dúvidas e realiza um fórum de discussão virtual”, afirma Guga Menga, coordenador de Educação Corporativa e Pesquisa da RM. Com o sucesso da primeira edição, a intenção é que o projeto abra uma segunda turma ainda em 2022. O curso inclui videoaulas, ebooks, podcasts e exercícios. Cada aluno percorre, no seu tempo, sete trilhas diferentes: Gênero, Étnico Racial, Pessoas com Deficiência, Geracional, LGBTQIAP+, Vieses Inconscientes e DE&I.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais