Quer causar boa impressão no Zoom? O segredo é a qualidade do sinal

As pessoas vão te achar menos simpático em plataformas de videoconferência se a qualidade do áudio e do vídeo for ruim

Créditos: Leonid Altman/ Pixabay, DC Studio/ Freepik

Shalene Gupta 2 minutos de leitura

As primeiras impressões são muito importantes. Os guias tradicionais de networking focam em cada detalhe, desde o sorriso até a força do aperto de mão. Mas o que acontece quando a sua primeira impressão é passada através de uma reunião no Zoom?

Um novo estudo publicado no "Personality and Social Psychology Bulletin" compara as primeiras impressões pelo Zoom com as primeiras impressões ao vivo. E a notícia é boa para os usuários do Zoom: desde que a qualidade do som e da imagem seja boa, há pouca diferença entre a primeira impressão online e a presencial.

Os pesquisadores realizaram três conjuntos de estudos. No primeiro, 306 estudantes de graduação preencheram uma pesquisa de personalidade e depois foram ao laboratório em grupos de quatro a oito pessoas. No laboratório, eles foram instruídos a interagir com todos os outros alunos da sala, um a um, por dois minutos, para que se conhecessem.

Depois, os alunos preencheram pesquisas de personalidade sobre as pessoas que conheceram. Nos dois estudos seguintes, mais de 300 estudantes de graduação receberam as mesmas instruções, só que se encontraram no Zoom em vez de se conhecerem pessoalmente. Os participantes também avaliaram a qualidade de áudio e vídeo do Zoom.

Os pesquisadores descobriram que os participantes foram capazes de avaliar a personalidade de outras pessoas quando se encontraram no Zoom com o mesmo grau de precisão de um encontro presencial. Além disso, consideraram os colegas tão simpáticos no Zoom quanto pessoalmente.

Entretanto, uma pior qualidade de áudio e vídeo foi associada a uma menor capacidade de avaliar a personalidade de alguém. Os participantes das videochamadas com áudio e vídeo ruins também consideraram os colegas menos simpáticos.

desde que a qualidade do som e da imagem seja boa, há pouca diferença entre a primeira impressão online e a presencial.

Os pesquisadores especularam que isso pode ocorrer porque os atrasos levam à frustração com uma interação ou porque as pessoas com áudio e som de alta qualidade também podem ter um status social elevado.

De qualquer forma, eles observaram que “as telas podem oferecer uma janela suficientemente transparente e iluminada para a personalidade de outra pessoa, mas mesmo pequenas falhas de áudio e vídeo podem embaçar essa janela, dificultando a formação de impressões.”


SOBRE A AUTORA

Shalene Gupta é jornalista e escritora, co-autora do livro "The Power of Trust: How Companies Build It, Lose It, Regain It". saiba mais