Rede social à vista? Criador do Orkut promete novidades, mas mantém mistério
A plataforma pode resgatar comunidade e nostalgia dos anos 2000

Num momento de resgate à nostalgia dos anos 2000, com o retorno de objetos icônicos como a câmera Cybershot e o celular Blackberry, cresce o interesse pelo retorno do Orkut, rede social popular no Brasil naquela década.
A boa notícia é que o criador da plataforma, Orkut Büyükkökten, confirmou planos para desenvolver uma nova rede social, mas ainda não há previsão de quando ou como isso acontecerá.
A ideia foi inicialmente revelada em 2022, quando Büyükkökten anunciou que trabalhava em um novo projeto, provavelmente inspirado no Orkut original.
No entanto, desde então o projeto permanece sem nome, site ou data oficial de lançamento. Durante o Rio Innovation Week, em agosto do ano passado, ele voltou a afirmar seu interesse em criar uma nova plataforma, reforçando valores como comunidade, autenticidade e felicidade, marcas registradas do antigo Orkut.
Mais recentemente, em abril de 2025, o criador participou do South Summit em Porto Alegre (RS). O empresário abordou a crise nas redes sociais atuais e a necessidade de novas conexões, mas não apresentou novidades sobre o andamento do projeto.
A equipe de comunicação de Orkut Büyükkökten revelou que os planos continuam em andamento, embora ainda não haja atualizações concretas. O domínio orkut.com permanece ativo desde 2022, exibindo apenas uma carta assinada pelo fundador, prometendo “algo novo em breve”.
O Orkut foi desativado pelo Google em 2014, após perder popularidade com o avanço do Facebook. Durante sua existência, a rede destacou-se por comunidades temáticas, depoimentos entre usuários, jogos e a possibilidade de avaliar perfis com selos como “confiável” ou "legal".