São Paulo Futebol Clube lança hub de inovação

Inova.São estima captar R$ 6 milhões para criar soluções que aumentem a receita e a competitividade do clube

Crédito: Fabi Saltorell/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O São Paulo Futebol Clube acaba de lançar o Inova.São, um centro de inovação aberta, dentro do estádio do Morumbi. O objetivo é desenvolver e implantar soluções inovadoras que permitam aumentar as receitas e a competitividade esportiva. "O foco não é replicar soluções adotadas por outros players, mas desenvolver ideias inéditas para o São Paulo”, afirma Wladimir Castro, executivo do departamento de inovação do clube.

A estimativa é de captar até R$ 6 milhões em investimentos em três anos, que custearão o projeto sem que haja um aporte financeiro inicial do clube. O centro conta com as parcerias estratégicas da Deboo (especializada em Web3), Sportheca (fábrica de startups para o mercado esportivo) e da PH3A (especializada em big data). “A iniciativa prevê identificar oportunidades, desenvolver soluções para o clube e escalar novos negócios na área de sportstech", diz Eduardo Tega, CEO da Sportheca.

Inicialmente, o Inova.São vai funcionar como um coworking, reunindo startups e desenvolvedores. A ideia é que no local circulem profissionais de universidades, empresas, mentores, especialistas, sócios, torcedores, investidores e startups de todo o mundo, para formar assim o ecossistema de inovação.

Crédito: Fabi Saltorelli/ Divulgação

O Inova.São conta ainda com uma metodologia própria de trabalho, que será empregada na condução das diferentes atividades. “Não se trata de uma iniciativa ou de um projeto único, pois a articulação das três pontas – espaço de coworking, ecossistema e metodologia — permite estabelecer um ambiente e uma cultura inovadores de forma duradoura”, afirma Eduardo Paraske, cofundador da Deboo.

A Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), primeira instituição de ensino a fazer parte do ecossistema, firmou um convênio de colaboração, assim como a organização social de cultura IDBrasil, responsável pela gestão do Museu do Futebol, que aportará conhecimento qualificado para preservação de coleções, mediação de conteúdos e difusão do futebol em ações culturais e educativas. 

PRESENTE E FUTURO

Recentemente, em parceria com a Sportheca, o São Paulo aderiu ao aplicativo da OneFan, que apoia o engajamento do torcedor e entrega conteúdos exclusivos, interatividade e a possibilidade de recompensas e resgates, a partir da inteligência de dados com base no comportamento dos usuários.

Com o lançamento do Inova.São, outros dois projetos estão em andamento. O primeiro é o Censo Tricolor, em parceria com a PH3A, que coleta informações para conhecer a fundo ao menos 10 milhões de torcedores. Usando análise de big data, o clube vai poder oferecer produtos alinhados às preferências dos torcedores.

Já Terra dos Campeões será desenvolvida em uma área do centro de treinamento do tricolor em Cotia, que será destinada ao plantio de árvores em homenagem aos ídolos do clube. A ideia é construir uma grande experiência de engajamento para os torcedores e fãs, que poderão adquirir árvores e experiências, entre outros produtos e serviços.

Em parceria com a Deboo, o projeto atuará na geração de receita e no fortalecimento da comunidade são-paulina dentro do metaverso. A expectativa é que o público comece a ter contato com a iniciativa a partir do mês de agosto.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais