Sim, a geração Z prefere trabalhar para grandes empresas

Millennials são mais atraídos pelas startups, mas os mais jovens estão de olho em empresas grandes e bem estabelecidas, segundo o Glassdoor

Crédito: Jason Goodman/ Unsplash

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Quando se trata de começar a vida profissional, a geração Z provavelmente é a que está enfrentando mais dificuldades do que as anteriores nesse mesmo estágio da carreira. Em 2022, os primeiros representantes dos zennials estão terminando a faculdade e enfrentando um cenário de inflação, custo de vida aumentando rapidamente e uma ameaça de volta à recessão econômica.

Ainda assim, de acordo com um estudo realizado pelo site de empregos Glassdoor, a geração Z sabe muito bem quais empregos julgam ser mais interessantes e para quais companhias querem trabalhar.

No que diz respeito à profissão, a pesquisa aponta que os empregos mais cobiçados por esses jovens são aqueles nos quais eles sentem que podem influenciar nos rumos e na cultura da empresa. Nos Estados Unidos, os 10 cargos que mais interessam à geração Z são:

1 . Recrutador

2 . Gerente de marketing

3 . Gerente de mídias sociais

4 . Cientista de dados

5 . Gerente de produto

6 . Especialista em tecnologia da informação

7 . Coordenador de contas

8 . Analista de crédito

9 . Engenheiro de projetos

10 . Desenvolvedor associado de negócios

Já no caso das empresas para as quais gostariam de trabalhar, as mais populares são as que demonstram mais responsabilidade social. Outro ponto que chama atenção é que grandes companhias bem estabelecidas no mercado têm mais apelo junto à geração Z.

Os millennials, por outro lado, são mais propensos a buscar emprego em startups. Ao que parece, os jovens Zs têm mais aversão ao risco que a geração anterior e querem ter certeza de que as empresas em que vão trabalhar não vão simplesmente fechar em caso de crise econômica. As 10 mais procuradas por candidatos a emprego da geração Z (nos EUA) são):

1 . Microsoft

2 . Google

3 . Morgan Stanley

4 . Trader Joe’s

5 . Total Quality Logistics

6 . General Motors

7 . Fidelity Investments

8 . Bank of America

9 . IBM

10 . Northrop Grumman

Para o levantamento, o Glassdoor analisou seu banco de dados de empregos em tempo integral para jovens maiores de 18 anos, entre 1º de abril de 2020 e 15 de julho de 2022. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

(Matéria publicada com base em reportagem do jornalista e escritor Michael Grothaus)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais