Solinftec lança primeiro robô brasileiro para monitoramento integral da lavoura

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

A Solinftec AgTech, empresa brasileira com presença global, apresentou na Agrishow 2022 sua plataforma de inteligência artificial para o campo, a Alice AI, e lançou o primeiro robô autônomo voltado para a produção de alimentos em larga escala no agronegócio, o Solix Ag Robotics.

A empresa já vinha comentando sobre a necessidade dessa inovação para monitorar o campo 24 horas por dia, principalmente para evitar o pisoteamento das plantações e os danos de compactação de solo gerados por equipamentos pesados que transitam nas lavouras. Inicialmente, o Solix estará disponível para as lavouras de grãos e fibra. Futuramente, terá opção para a cana, área onde a empresa tem ampla e forte atuação.

Funcionando como um equipamento autônomo (sem necessidade de operador), o robô é equipado com baterias de longa duração e painéis solares. Isso permite rodar durante 24 horas, captando imagens e dados das culturas em diferentes momentos, inclusive à noite, quando existem restrições de pessoal e de visibilidade para identificar eventuais pragas. É recomendado para cada 200 hectares e tem capacidade de monitorar 14 milhões de plantas por semana. A expectativa da Solinftec é lançar robôs de acordo com as especificidades de cada cultura e/ou ainda aos diferentes relevos.

Robô tem capacidade de monitorar 14 milhões de plantas por semana (Crédito: Solinftec/ Divulgação)

Desenvolvido em pouco mais de três anos, o Solix viabiliza o uso racional de agroquímicos, assegura a saúde do solo e viabiliza a agricultura de baixo carbono. Mede 2,5m x 2m e faz o monitoramento planta a planta, o que favorece a descoberta de pragas ainda em estágio inicial, permitindo controle mais rápido e com menor utilização de defensivos.

IA INTEGRADA A TODOS OS PROCESSOS

O Solix atua integrado com a Alice AI, captando as informações diretamente das lavouras. A plataforma de inteligência artificial conta com uma biblioteca agro atualizada com mais de 10 bilhões de informações do campo por dia. A partir desse conjunto de dados, ela mostra ao produtor rural quando e como agir, do pré-plantio ao pós-colheita, auxiliando na tomada de decisões em logística, gestão, rastreabilidade, agronomia e robótica.

o robô é equipado com baterias de longa duração e painéis solares, o que permite rodar 24 horas por dia.

Atualmente, a companhia gere, em tempo real, mais de 11 milhões de hectares, ou seja, pouco mais de 17% de toda a área cultivada no Brasil, com base no último censo agropecuário elaborado pelo IBGE, em 2016. Isso representa mais de 3,7 trilhões de data points (unidades de informação) coletados todos os anos pela Alice AI.

São 250 mil usuários interagindo o tempo todo com a plataforma, que se integra a todos os processos da lavoura. Ela sabe dizer, por exemplo, qual o melhor momento para realizar cada operação, direcionando insumos, equipamentos, maquinário e mão-de-obra com total autonomia. O sistema opera com uma rede de antenas próprias, a Solinfnet.

A previsão da empresa é que o novo ecossistema reduza o uso de insumos químicos nas lavouras em até 30%, no caso de defensivos e fertilizantes, e em até 70% no de inseticidas, caso o problema seja identificado no estágio inicial. Além disso, o Solix contribui para uma aplicação mais precisa, sem eliminar algumas pragas necessárias para o equilíbrio natural.

O equipamento estará disponível, inicialmente, no Brasil, Estados Unidos e Canadá. A expectativa é que entre um milhão e 1,5 milhão de hectares de grãos sejam monitorados com o robô em um ano. A previsão é de que a pré-venda da plataforma robótica para cana-de-açúcar esteja disponível até o final do ano.

A empresa licenciará fábricas para construir os equipamentos. Para isso, dispõe do centro de inteligência artificial da plataforma robótica na sua sede, em Araçatuba (SP).


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais