Sony traz atrações para o Rock in Rio com curadoria baseada em dados

Plataforma de entretenimento Filtr, da Sony Music, espera crescimento da audiência de 25% no consumo de suas playlists com presença no palco Supernova

Crédito: Sony/ Divulgação

Rafael Farias Teixeira 4 minutos de leitura

Em um evento cheio de atrações, os espaços do Rock in Rio tentam agradar os diferentes gostos musicais de um público diverso. No caso do palco Supernova, a programação foi definida pela curadoria da Filtr Brasil, plataforma de entretenimento da Sony Music.

Nesta segunda edição foram usados dados de áudio e vídeo streaming, números de redes sociais e charts de música de artistas, além de informações sobre consumo e tendências, para definir os nomes que seriam convidados.

“A curadoria levou em consideração fatores como o aspecto da novidade, inovação ou importância histórica e, sobretudo, estar em sintonia com o mundo digital”, explica Wilson Lannes, vice-presidente da Sony Music Brasil. “O importante aqui é dar a artistas novos, em ascensão ou independentes, a oportunidade de se apresentar para a plateia do maior festival de música do mundo.” 

Palco Supernova (Crédito: Divulgação)

Em 2019, o Supernova contou com 35 artistas ao longo dos sete dias de festival. A ideia era ampliar a visibilidade da marca Filtr como referência em curadoria de música. “A parceria em 2022 dá continuidade a esse processo, não só de branding, como de construção de audiência para os conteúdos exclusivos que produzimos e disponibilizamos hoje, principalmente nas plataformas de streaming e no canal Filtr Brasil no YouTube”, afirma Lannes (veja entrevista a seguir).

Em 2022 serão 29 atrações principais, com várias participações especiais, num total de 38 artistas. Entre os headliners estão as bandas Ratos de Porão (dia 2/9), Supercombo (9/9), Teto, (3/9), Lil Whind (Whindersson Nunes, 4/9), Francisco, el Hombre, (8/9), Jovem Dionisio (10/9) e Priscilla Alcântara (11/9).

A temática deste ano é Fábrica de Sonhos. O palco contará com engrenagens na cenografia, recurso inspirado no SteamPunk – subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao século XIX.

“Esperamos chegar a um crescimento de audiência da ordem de 25% no consumo das playlists Filtr e no número de inscrições no canal no YouTube com essa parceria”, diz Lannes.

FILTR NO BRASIL

Segundo o executivo, no Brasil a marca Filtr tem se expandido no sentido de formar um ecossistema de música e entretenimento, no qual o público poderá consumir conteúdos exclusivos e diversos por meio dos canais de áudio e vídeo streaming e até ao vivo, a exemplo de iniciativas como o Supernova.

No mundo, as quase 5 mil playlists do Filtr contam com 78,5 milhões de seguidores. No Brasil, são mais de 400 playlists ativas, disponíveis nas principais plataformas de streaming, com mais de 10 milhões de seguidores. Já o canal Filtr Brasil no YouTube conta com cerca de 1,6 milhão de inscritos e mais de 800 vídeos, que somam 475 milhões de visualizações.

A programação completa do Supernova está disponível no site do festival: https://rockinrio.com/rio/pt-br/line-up/palco/supernova/

.

"NOSSO OBJETIVO É LEVAR AO PÚBLICO ARTISTAS EM ASCENSÃO"

Em entrevista exclusiva à Fast Company Brasil, o vice-presidente da Sonic Music no país, Wilson Lannes, fala sobre o processo de escolha dos nomes que vão se apresentar no palco Supernova e sobre os planos da empresa para a plataforma Filtr no mercado nacional.

Wilson Lannes, vp da Sonic Music Brasil (Crédito: Divulgação)

Como avalia a participação da Sony no último Rock in Rio?

A participação da Sony Music, através da marca Filtr, no Rock in Rio representa o perfil de gestão inovador da empresa. É a única gravadora parceira em um palco de um festival de grande porte no país. Em 2019, levamos 35 artistas nos sete dias de festival. A repercussão no mercado superou nossas expectativas. A parceria em 2022 dá continuidade a esse processo.

Qual a proposta do palco Supernova este ano?

O objetivo é levar ao público artistas em ascensão, que hoje estão despontando no streaming e nas redes sociais, e também os já consagrados, mas que ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar no maior festival de música do mundo. Dar espaço para esses talentos e reforçar a conexão da marca com o público é o nosso alvo.

Quais artistas já estão confirmados? Como foi feita a seleção?

Teremos artistas como Teto, Lil Whind [alter ego virtual de Whindersson Nunes que canta trap, um subgênero do rap], Priscilla Alcântara, Jovem Dionísio, Ratos de Porão, Supercombo e Francisco, El Hombre. No total serão 38 artistas em 29 shows programados. A curadoria levou em consideração fatores como novidade (como o Teto), inovação ou importância histórica (como no caso do Ratos de Porão) e, sobretudo, estar em sintonia com o mundo digital.

Quais são os planos da marca Filtr para o pós-Rock in Rio?

Estamos trabalhando em projetos inovadores e esperamos poder divulgá-los em breve. O Filtr enquanto marca global da Sony Music possui determinadas diretrizes, mas é trabalhado localmente, respeitando as particularidades de cada mercado. No Brasil, temos mais 10 milhões de seguidores nas principais plataformas de streaming. Nosso canal no YouTube é relativamente recente, mas já conta com mais de 1,6 milhão de inscritos e 475 milhões de visualizações.


SOBRE O AUTOR

Rafael Teixeira Farias tem mais de 14 anos de carreira em jornalismo e marketing digital, além de sete livros de ficção já publicados. saiba mais