Startup de Elon Musk processa Apple e OpenAI e motivo chama atenção

Entenda por que a empresa de Elon Musk decidiu enfrentar Apple e OpenAI na Justiça

Produtos da Apple
A acusação também aponta que a Apple estaria despriorizando chatbots concorrentes nas classificações da App Store. Créditos:Pixabay,

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A xAI, startup de Inteligência Artificial de Elon Musk, entrou com uma ação judicial contra a Apple e a OpenAI na última segunda-feira (25). A empresa alega que as gigantes de tecnologia estão impedindo ilegalmente a concorrência no setor de IA.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal, a parceria entre Apple e OpenAI garante ao ChatGPT acesso exclusivo a bilhões de prompts de usuários originados de centenas de milhões de iPhones. 

Leia também: Elon Musk ameaça entrar com ação judicial contra Apple por suposto favorecimento de IA.

Esse volume de dados oferece uma vantagem significativa para o aprimoramento do modelo.

A acusação também aponta que a Apple estaria "despriorizando" chatbots concorrentes nas classificações da App Store, dificultando sua visibilidade para os usuários.

Leia mais: Grok vazou suas conversas? Entenda o que aconteceu com a IA de Elon Musk.

De acordo com a xAI, a união entre as duas empresas reforça uma barreira de mercado que prejudica a inovação em Inteligência Artificial. A ação classifica a OpenAI como monopolista no setor de chatbots de IA generativa.

Você pode se interessar também:

Até o momento, a Apple não comentou o caso. O processo amplia a disputa de Elon Musk com empresas líderes no desenvolvimento de Inteligência Artificial.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais