Sucesso nas redes sociais, copo Stanley leva chumbo. De verdade
Segundo o fabricante, o chumbo é parte do isolamento térmico, mas uma camada de aço inoxidável evita que o consumidor entre em contato com o material
É grande. É pesado. E é feito com pelo menos um pouco de chumbo.
A Stanley Cup tem estado no noticiário recente, principalmente depois que viralizou no TikTok um vídeo mostrando que um de seus copos térmicos resistiu ao um incêndio de um carro. O copo não só “sobreviveu” intacto como o líquido dentro dele se manteve gelado, mesmo com o fogo que destruiu o veículo.
Publicado em novembro de 2023, o vídeo chamou a atenção do presidente da Stanley 1913 (fabricante do produto), Terence Reilly, que respondeu também no TikTok, comprometendo-se a dar um carro novo para a dona do Kia incendiado.
@stanleybrand #stitch with @Danielle ♬ original sound - Stanley 1913
De lá para cá, a marca ganhou visibilidade, a ponto de se tornar assunto até no “Saturday Night Live”, um dos principais programas de humor da TV norte-americana.
No esquete, as atrizes Heidi Gardner e Chloe Fineman, junto com a apresentadora Dakota Johnson, fala da última tendência da temporada para as pessoas se hidratarem.
“Oi, mãe, você é como nós, uma mulher bonita que dirige um carro grande?" pergunta o personagem de Fineman, antes de ela e suas amigas enumerarem as características dos fãs da Stanley – como ter entre 12 e 70 anos, ir diariamente a um supermercado Target e ser loira física ou espiritualmente.
"Agora, estamos todos usando esses grandes copos idiotas”, diz uma das personagens. O copo em questão é o modelo Quencher, que pesa quase meio quilo e tem capacidade para 1,2 litros. Como é mencionado no esquete, o copo tem capacidade para conter quase uma garrafa inteira de vinho.
Lançado há oito anos com o apelo de manter a bebida na temperatura certa por mais tempo, o Quencher já vendeu 10 milhões de unidades, principalmente depois que adotou uma estratégia de marketing fortemente apoiada em divulgação nas redes sociais.
O sucesso de vendas é inegável, mas o produto é realmente bom? A julgar pela avaliação do “Saturday Night Live”, a resposta seria não. Enquanto Gardner virava seu Quencher azul de cabeça para baixo, líquido escorria pela parte superior como um regador. Poderíamos dizer que o esquete é quase de uma forma de crítica de design.
E o humorístico não é o único a atacar a marca. Na semana passada, usuários do TikTok começaram a postar sobre seus copos testando positivo para altos níveis de chumbo.
O fabricante disse em um comunicado que, embora o chumbo seja usado como parte do isolamento a vácuo da Stanley Cup, ele é coberto por uma camada de aço inoxidável que o blinda do contato com o consumidor.
“Fique tranquilo pois não há chumbo na superfície de nenhum produto Stanley que entra em contato com o consumidor ou com o líquido dentro dele", disse um porta-voz em um comunicado à rede de TV CNN. Quanto aos vazamentos, influencers sugerem usar tampas como solução.
O mercado de garrafas térmicas é extremamente competitivo, e, como o esquete do SNL mostra, o apelo da Stanley vai muito além de suas qualidades de design. Nos EUA, o copo se tornou um símbolo cultural – para o bem ou para o mal. Mas será capaz de resistir à inevitável reação negativa?
Com informações da redação da Fast Company Brasil.