Trump afirma ter encontrado compradores para o TikTok, em entrevista para Fox News; veja vídeo
Negociação pode redefinir o futuro do TikTok nos EUA, mas depende da aprovação do governo chinês

Durante entrevista à Fox News, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump declarou ter identificado um grupo de investidores interessados na compra do TikTok. Segundo ele, os compradores são “pessoas muito ricas”, cujas identidades devem ser reveladas em cerca de duas semanas.
A declaração ocorreu durante o programa Sunday Morning Futures with Maria Bartiromo. Na entrevista, Trump afirmou que o acordo dependerá da aprovação do governo chinês.
"A propósito, temos um comprador para o TikTok", disse Trump. "Acho que provavelmente precisarei da aprovação da China. Acho que o presidente Xi provavelmente fará isso."
Veja o trecho da entrevista de Trump à Fox News sobre o TikTok
No início do mês, o governo norte-americano prorrogou até 17 de setembro o prazo para a ByteDance, empresa chinesa que controla o TikTok, vender os ativos da plataforma nos Estados Unidos. A medida atende à exigência legal que previa o encerramento das atividades do aplicativo caso não houvesse progresso na alienação.
Em 2024, um acordo chegou a ser negociado para transferir a operação norte-americana do TikTok para uma nova empresa com sede nos EUA, controlada por investidores americanos. No entanto, o processo foi interrompido após a sinalização da China de que não daria aval, especialmente após a imposição de novas tarifas norte-americanas sobre produtos chineses.
Segundo a legislação em vigor, o TikTok deve encerrar as atividades nos EUA até 19 de janeiro, caso a ByteDance não conclua a venda ou comprove avanço significativo no processo.
Trump, que atribui ao TikTok parte do apoio recebido entre eleitores jovens nas eleições de 2024, já prorrogou o prazo de alienação por três vezes.