Truth, a rede social de Donald Trump, fica entre os apps mais baixados na Apple Store

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Enquanto estávamos todos de olho nas ofertas de Elon Musk para comprar o Twitter, um outro aplicativo de mídia social subia sorrateiramente para o topo do ranking na Apple Store. Trata-se da Truth Social, plataforma lançada pelo ex-presidente Donald Trump depois de ter sido banido do Twitter, acusado de incitar a invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.

A Truth Social, que está entre os principais aplicativos gratuitos disponíveis para iPhone, chegou ao topo da lista geral de downloads feitos na Apple Store dos EUA (o Twitter vem logo em seguida, em segundo lugar). De acordo com a estrategista Stephanie Chan, da empresa de análise móvel SensorTower, no último domingo (dia 24/04), a Truth estava classificada em 52º lugar e o Twitter, em 39º.

O aumento repentino de downloads da Truth Social provavelmente tem a ver com a resolução de problemas técnicos da plataforma. Embora ela tenha sido lançada em fevereiro de 2022, os usuários relatavam passar por longas listas de espera até muito recentemente. Mas na sexta-feira (22/04), o CEO da empresa, o ex-congressista Devin Nunes, anunciou que as listas de espera acabaram depois que o site mudou para um novo provedor de nuvem, o Rumble.

Trump foi à Fox News para declarar que não voltaria ao Twitter, mesmo que Musk permitisse.

O aumento de downloads também pode estar relacionado a algumas declarações recentes do ex-presidente. Em 14 de abril, Trump declarou à Americano Media que provavelmente não voltaria ao Twitter, mesmo depois de Musk ter manifestado interesse em comprar a plataforma. “O Twitter se tornou muito chato. Eles se livraram de muitas vozes boas, de muitas de suas vozes conservadoras”, disse Trump.

Após a notícia da compra de Musk, o ex-presidente foi à Fox News para declarar que não voltaria ao Twitter, mesmo que o novo dono permitisse, e que ficaria na Truth. Na terça-feira (26/04), seu aplicativo chegou ao topo do ranking.

Stephanie Chan estima que a Truth tenha sido baixada mais de 1,4 milhão de vezes desde que foi lançada, em fevereiro de 2022. A Truth Social se anuncia como uma plataforma de liberdade de expressão, que incentiva “conversas globais abertas, livres e honestas, sem discriminar a ideologia política”,

No entanto, a rede de Trump parece já ter silenciado pelo menos um repórter. No sábado (23/04), Taylor Lorenz, do Washington Post, tuitou que foi suspensa da Truth Social apenas alguns dias depois de ter descoberto a identidade por trás de uma conta conservadora no Twitter, a @LibsOfTikTok.

(baseado no texto original de Moisés Mêndez, da Fast Company)


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais