Universidade lança curso de graduação ambientado no metaverso

Curso de Economia da Influência Digital da PUC-PR tem duração de dois anos e foi criado com ajuda de influenciadores regionais

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O metaverso tem sido mencionado por muitos como uma nova fronteira, mesmo trazendo conceitos e elementos já conhecidos. A falta de conhecimento – e até o buzz exagerado – mantém muitas pessoas afastadas, mas trata-se de uma grande oportunidade para as marcas  e já vem sendo utilizado por algumas empresas.

Os metaversos também são uma oportunidade de repensar mercados, como o da educação. No primeiro semestre de 2023, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) lançará uma modalidade de graduação chamada 4D (quarta dimensão) do ensino, na qual o aluno poderá acessar informações usando o metaverso, experimentar novas tecnologias de ensino e aproveitar os recursos humanos da universidade.

Com duração de dois anos, a graduação em Economia da Influência Digital trabalhará disciplinas como técnicas de coolhunting, persuasão, storytelling e service journey, social gaming, semiótica e marketing digital, entre outras.

O curso é digital, com aulas gravadas e ao vivo, dentro do metaverso, através da plataforma Gather, na qual serão apresentados os momentos ao vivo e masterclasses com convidados.

O processo seletivo também é pouco tradicional, composto por uma redação e um tuíte.

“Na plataforma, o aluno terá várias interações com a universidade e colegas, simulando a experiência universitária dentro do campus. Além disso, temos o ambiente virtual de aprendizagem com as aulas e conteúdos organizados”, afirma Aguilar Selhorst Junior, coordenador do curso.

O processo seletivo também é pouco tradicional, composto por uma redação e um tuíte. Após aprovação, os 200 alunos que seguirem os critérios exigidos poderão se matricular.

Segundo o coordenador, a criação do curso foi feita em parceria com grupos de empresários, estudantes do ensino médio e influenciadores digitais como Emili Lourenço, Bru Galliano, Pablo Vaz, Paula Pignaneli, Gabriel Tomasoni, Luise Bueno, Samirh Goulart, Luciellio Guimaraes, Pati Bianco e Aline Bak.

Essa graduação servirá como teste para o novo formato, assim como uma forma de receber o feedback do mercado. “Internamente, já começamos a desenhar novos produtos, que devem ser também cocriados com esta primeira turma que está chegando”, afirma Cristina Pastore, diretora de marketing da universidade.

“Estamos apostando nesse formato online que entrega experiências significativas, qualidade de formação e muita tecnologia, viabilizando a formação com foco em áreas de trabalho que são bastante novas”, complementa Cristina.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais