VegFest promove encontro com balada, degustações e escape room

Evento que reúne veganos e vegetarianos acontece em São Paulo e espera reunir mais de nove mil pessoas

Crédito: Istock

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O vegetarianismo e o veganismo têm crescido expressivamente no Brasil nos últimos anos, criando oportunidades de mercado, novas empresas, gerando inovações e promovendo eventos. Estima-se que o país tenha 30 milhões de vegetarianos. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o estilo de vida que prioriza alimentos plant based é uma macrotendência.

Para difundir conhecimento e popularizar essas práticas, a organização realiza até domingo (dia 11/12), no Anhembi, em São Paulo, o VegFest 2022, um dos maiores eventos veganos das Américas. É a nona edição do congresso, que inicialmente acontecia a cada dois anos e que passou a ser anual. A expectativa é receber um público superior a nove mil pessoas.

Larissa Maluf (Crédito: Divulgação)

“Acreditamos que o evento não ficará restrito a vegetarianos e veganos, mas atrairá também pessoas simpatizantes à causa e que buscam novos hábitos e uma nova relação com sua saúde, com o meio ambiente e com os animais”, afirma Larissa Maluf, diretora de comunicação da SVB.

O congresso tem como objetivo informar, fomentar a troca de experiências, esclarecer dúvidas e mostrar que é possível a mudança de hábitos. Já na feira vegana, o visitante encontra produtos e serviços que ajudam na transição do hábito alimentar.

É possível encontrar praticamente tudo em uma versão sem ingredientes e sem testes em animais, de cosméticos a peças de vestuário e, claro, comida. São 112 marcas expositoras dos segmentos de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios, vestuário e pets.

“São diversos lançamentos de produtos por parte dos expositores a cada edição. Além disso, este ano, pela primeira vez, as demonstrações culinárias estarão abertas ao público, no espaço da feira vegana”, diz Larissa. Serão dezenas de receitas e degustações ao longo dos quatro dias. Estão confirmadas as presenças dos chefs Myllena Salles, Camila Botelho, Myrna Ribeiro, Nélio Ricardo e André Vieland.

ESCAPE ROOM E BALADA

Para educar os visitantes sobre como funciona a indústria de produção de carne, o VegFest promoverá um Escape Room.

“Com algumas reuniões de brainstorming a ideia foi tomando forma e, em uma parceria entre a Sociedade Vegetariana, o Fórum Animal e o Escape 60, a ideia se transformou em realidade”, conta Larissa.

O espaço conta com uma sala focada na vida das galinhas poedeiras, onde as pessoas, por meio de informações sobre sexagem dos pintinhos, debicagem, confinamento e transporte, precisam desvendar enigmas para conseguir sair em até 10 minutos da sala.

O evento promoverá ainda uma festa no St. Johns Irish Pub, com cardápio vegano e shows dos artistas Leilah Moreno, Junno Andrade, Emiliano d’Avila e Leyllah Diva Black.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais