VÍDEO: Starship falha pela 3ª vez em 2025; veja o que deu errado no voo da SpaceX
O foguete de Elon Musk foi lançado na terça-feira (27), após duas tentativas anteriores, que também terminaram em explosões

O foguete Starship, da SpaceX, sofreu uma “rápida desmontagem não programada”, cerca de uma hora após a decolagem no Texas, no nono voo de teste. A nave perdeu combustível, partiu-se e caiu no Oceano Índico.
O Starship, considerado o maior veículo espacial já construído, tem 123 metros de altura, o equivalente a um prédio de 40 andares. Desenvolvido para missões à Lua e a Marte, o foguete foi lançado na terça-feira (27), após duas tentativas anteriores, que também terminaram em explosões.
Em nota publicada na rede social X, a SpaceX informou que, apesar do voo considerado “emocionante”, a missão terminou com falha. A empresa afirmou que continuará analisando os dados para aprimorar os próximos testes. Para a companhia, cada tentativa representa aprendizado e contribui para aumentar a confiabilidade do foguete.
Veja vídeo da decolagem
Em entrevista ao Ars Technica antes do lançamento, Musk afirmou estar confiante de que havia resolvido os problemas dos voos anteriores. Segundo ele, o foco atual é obter dados para melhorar o design das placas dos próximos modelos.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) confirmou que está ciente da anomalia e colabora com a SpaceX na investigação. O órgão informou que não há relatos de feridos ou danos a propriedades públicas.
Nas duas missões anteriores, a SpaceX perdeu contato com o foguete poucos minutos após a decolagem. Ambas as naves explodiram, causando impactos na aviação comercial no Haiti e nas Bahamas.
Apesar da falha, a empresa conseguiu avançar no teste atual, reutilizando pela primeira vez o propulsor Super Heavy, que já havia sido usado em lançamentos anteriores e passou por reparos. A meta da SpaceX é tornar o propulsor reutilizável várias vezes no mesmo dia em futuras missões.