Você pode não ter notado, mas a Wikipédia está de cara nova

A primeira reformulação do desktop em 10 anos, feita em colaboração com voluntários de todo o mundo, visa tornar o site mais acolhedor

Crédito: Freepik

Alex Pasternack 4 minutos de leitura

Voluntários da Wikipédia do mundo inteiro levaram anos preparando uma atualização para a enciclopédia mais importante da internet. Talvez você não tenha notado as mudanças que entraram no ar na semana passada – e, por se tratar de um serviço tão amplamente conhecido e usado, era essa a ideia, mesmo.

Em mais de 10 anos, essa foi a  primeira alteração mais significativa na interface da Wikipédia para desktop. Ela foi elaborada com base em análise de dados, em consultas com editores voluntários da Wikipédia e em testes com usuários.

Priorizando a usabilidade e acesso, essa atualização trouxe uma variedade de novos recursos, incluindo:

Experiência de pesquisa aprimorada: a barra utiliza imagens e descrições nas sugestões de preenchimento, para simplificar as consultas, levando a um aumento de 30% nas pesquisas do usuário, de acordo com os testes.

Mais destaque para a ferramenta de troca de idiomas: isso permite que leitores e editores multilíngues consigam encontrar rapidamente o idioma desejado dentre os mais de 300 possíveis.

Cabeçalho fixo, com os links usados com mais frequência (como “pesquisa”, “nome da página” e “seções”): ele se move conforme o usuário rola a página para baixo. Isso permite que se concentre na leitura e edição, diminuindo a necessidade de rolagem para cima e para baixo.

Sumário: ajuda a contextualizar as partes do artigo e a navegar pelos capítulos ao longo da página.

A nova interface foi “projetada para atender às necessidades [da] próxima geração de usuários, tornando mais fácil para todos, independentemente de sua familiaridade com a internet, encontrar conhecimento confiável”, segundo a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia. A atualização faz parte de uma série de melhorias nas experiências de leitura e edição nos últimos anos.

A nova interface foi projetada para atender às necessidades da próxima geração de usuários da internet.

O site, que completou 22 anos este mês, percorreu um longo caminho desde seus primeiros passos, quando despontou na internet. Ao longo de duas décadas, a comunidade global de editores da enciclopédia floresceu e gerou uma série de projetos de conhecimento aberto, como a Wikimedia Commons e a Wikidata.

Também se tornou uma verdadeira maravilha moderna, o melhor remédio que existe contra as informações sem sentido ou falsas que se espalham por aí. E é construída principalmente por voluntários.

A Fundação Wikimedia, formada em 2003 para supervisionar a enciclopédia e seus projetos afiliados, agora conta com US$100 milhões em doações, conquistados com a ajuda de seus usuários, de fundações e de algumas das maiores empresas de tecnologia (cujos bancos de dados de ensino de inteligência artificial não seriam os mesmos se não existisse a Wikipédia).

Mas seu famoso site – abençoado seja – ainda é muito parecido com aquele de quando a enciclopédia foi lançada: textos pretos sobre fundo branco, links em azul, nenhuma animação sofisticada. Simples e legível. E sim, muitas vezes aparecem aqueles banners impossíveis de ignorar pedindo doações aos usuários. Mas até hoje o site se mantém sem anúncios.

Ao contrário do restante dos endereços mais populares da internet, todo o design da Wikipédia não foi feito apenas para os usuários, mas sim com eles.

“Esses recursos foram criados com feedback de leitores e voluntários de todo o mundo”, disse Selena Deckelmann, diretora de produtos e tecnologia da Wikimedia Foundation, em um comunicado. O objetivo era “atender às necessidades de nosso público cada vez mais diversificado, mas mantendo a sensação simples e direta em que milhões de pessoas passaram a confiar nos últimos 22 anos”.

A equipe de design da fundação consultou cerca de 30 grupos de designers voluntários em todo o mundo. Mas, como costuma acontecer toda vez que algum grande site ganha uma nova cara, sempre aparece alguém reclamando. Conforme o trabalho prático avançava, os designers também consultavam uma página de feedback dos usuários, que começou a ser preenchida em 2019 e nunca parou (no momento, tem mais de 200 mil palavras).

Nostalgia Wikipedia emula a aparência do site em dezembro de 2001

Usuários mais exigentes ou mais curiosos podem alterar a aparência da Wikipédia em seu dispositivo para qualquer um dos mais de 100 outros temas. A lista completa pode ser vista aqui.

Entre as opções estão Timeless; Monobook (uma capa padrão antiga); Minerva, para dispositivos móveis; o minimalista Astra; e a Nostalgia Wikipedia, que emula a aparência que o site tinha em dezembro de 2001 – época em que a comunidade estava se mobilizando para participar do primeiro evento mundial. Quem resolver brincar de alterar para essa interface mais antiga vai observar que ali ainda faltava a atual barra de pesquisas. 

O usuário também pode adicionar CSS e Javascript personalizados (incluindo animações, por exemplo) e ativar recursos como visualizações de página ao passar o mouse sobre um link. Para mudar a aparência da sua própria porta de entrada para a maior biblioteca do mundo, basta fazer login na Wikipédia e procurar no menu por “Preferências” e “Aparência”.

Quem quiser dar feedback  sobre a nova interface ou comentar sobre outros esforços contínuos para melhorar a enciclopédia global pode escrever para a Fundação ou fazer o de sempre: dar seu pitaco na sempre crescente página de discussão sobre as melhorias na interface para desktop. 


SOBRE O AUTOR

Alex Pasternack é jornalista e escreve sobre urbanismo, recursos naturais, arquitetura e transportes. saiba mais