Women on Walls lança plataforma para apoiar mulheres nas artes visuais

Projeto quer se tornar hub para apoiar, capacitar e conectar artistas ao mercado

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Criado em 2020, o projeto Women on Walls (WOW) atua ajudando no desenvolvimento da carreira de mulheres nas artes visuais, por meio de encontros, mentorias personalizadas e outras experiências, proporcionando também a capacitação das participantes e criando oportunidades de acesso ao mercado.

Nesses dois anos, 140 mulheres receberam formação. O projeto acaba de ganhar sua própria plataforma digital, agora em novembro, com foco em fomentar conexões e ensino.

“Ao final de 2021, pensei: como tornar este projeto sustentável, automatizado, de forma que possamos atender mais mulheres ao mesmo tempo?”, conta Marina Bortoluzzi, idealizadora do WOW.

Foi aí que surgiu a ideia de transformar o programa em uma plataforma gratuita, colaborativa e global, que pudesse trazer tudo que já estava sendo feito, mas de forma automática, intuitiva e prática em um mesmo espaço virtual.

A plataforma conta com videoaulas gratuitas; seção Workflow, com documentos para a rotina profissional; fórum de conversa; Mentor Match para as mentorias; e o Directory, um mapeamento de todas as mulheres que trabalham com artes visuais, disponibilizado para qualquer contratante – sejam galerias, museus, instituições, marcas ou agências.

Nas versões piloto, a plataforma contou com a colaboração de Marcelo Pimentel, sócio de Marina no Instagrafite, comunidade para amantes de arte urbana.

Atualmente o projeto trabalha com uma equipe contratada, composta 95% por mulheres, entre elas designers, redatoras, criadoras de conteúdo, produtoras e advogadas. O design é assinado pela ouieieee e o desenvolvimento, pela empresa de programação Dujudini.

“Como a intenção é a plataforma ser gratuita, sem fins lucrativos, desde o início sabia que precisaria de patrocínio de marcas, via leis de incentivo ou verba de marketing”, explica Marina. Em 2022, os patrocinadores são Sandálias Ipanema, Baw Clothing e o próprio Instagrafite.

EDUCAÇÃO, EXPOSIÇÃO, VALORIZAÇÃO

O WOW estreia com 45 aulas e a participação de nomes expressivos do universo das artes, como Hanna Lucatelli, Anne Galante, Mag Magrela, Igi Ayedun, Arissana Pataxó, Pati Rigon, Daiara Tukano, Gleo, Ledania, Faith47, Lady Pink, Rosana Paulino e Nina Pandolfo.

Em uma semana de funcionamento, a plataforma já atraiu mais de 600 artistas que se cadastraram, entre brasileiras e estrangeiras. A expectativa é chegar a cinco mil até o fim do ano, entre artistas, curadoras, produtoras, filmmakers e fotógrafas.

Crédito: Divulgação

A parceria com a Ipanema tem três focos para 2023: atualização, manutenção e melhorias de cada seção; produção de novos conteúdos profissionais; e realização de uma grande pesquisa de mercado, atualizando os números de mulheres nas artes e o entendimento das diversas subjetividades que compõe esse grupo.

Ainda neste final de ano, a Ipanema lançou um edital para selecionar artes para compor lambes e novas embalagens da marca para o ano que vem. O edital está disponível na plataforma, com inscrições abertas até o dia 18 de dezembro (acesse aqui).

As escolhidas receberão uma premiação no valor de R$10 mil. Para concorrer, as artistas devem ter a partir de 18 anos e criar três artes para lambes, que contenham ou sejam inspiradas pelas seguintes premissas da Ipanema: elogio é quase um abraço; elogiar gostoso demais; e elogio, força, amor e sororidade.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais