A Feira Preta, plataforma de cultura e empreendedorismo negro que nasceu como um evento em 2019, lança, nesta quarta-feira, 13, o Marketplace Feira Preta, um e-commerce que se propõe a comercializar produtos e serviços desenvolvidos por negros, indígenas, LGBTQIA+ e quilombolas, entre outros empreendedores de causas ativistas que tiveram seus negócios acelerados pela PretaHub. O projeto será viabilizado por meio de uma parceria com o Santander.

Cia da Natureza é uma das empresas pressentes no Market Place Feira Preta (Crédito: Divulgação)

A plataforma começa com 500 produtos cadastrados, entre itens de decoração, moda, cosméticos, afro-religiosas e papelaria e tem como foco a criação de oferta e demanda que gere valor para diversas famílias. Criada por Adriana Barbosa, a PretaHub é um hub de aceleração de negócios pretos, que tem em seu guarda-chuva projetos como Afrohub, Afrolab e Casa PretaHub. Adriana também é colunista da Fast Company Brasil.

“Comprar e vender no Marketplace Feira Preta é mais do que comercializar um produto, é acreditar no sonho de uma mulher negra de desenvolver potência da inventividade e criatividade preta. É uma ferramenta que gera valor e constrói um mundo de oportunidades para um futuro preto”, explica Adriana Barbosa. “A Feira Preta sempre foi feita a várias mãos, de preto para preto, com o propósito de mudar a realidade dentro da nossa perspectiva. Essa parceria com o Santander nos faz vislumbrar mais possibilidades, queremos transformar o marketplace no maior e-commerce orientado pelas causas ativistas do País”, completa.

A parceria com o Santander visa criar uma rede que potencialize o alcance dos negócios presentes (Crédito: Divulgação)

O apoio do Santander à Feira Preta nasceu em 2020 e teve como primeira ação a participação de Adriana em uma campanha da marca sobre seguros. Desde o início, já mirava a construção do marketplace, idealizado também pela agência Suno. O trabalho do banco com a Feira Preta foca na capacitação e na facilitação do acesso a serviços bancários e plataformas de gestão para os empreendedores da rede PretaHub que também participaram de encontros e workshops focados na digitalização de seus negócios e impulsionamento de vendas com empresas como Google e Facebook.

SOBRE O AUTOR

Luiz Gustavo Pacete é editor-contribuinte da Fast Company Brasil