3 dicas para você fazer mais e digitar menos no seu smartphone

Digitar no celular ainda é um exercício de paciência, mas há ótimos recursos do iOS que tornam isso menos complicado

Crédito: Vojtech Bruzek/ Freestocks/ Unsplash

Doug Aamoth 3 minutos de leitura

Estamos em pleno 2022 e digitar na tela do celular continua sendo um verdadeiro teste de paciência. Felizmente, agora existem muitas opções que nos ajudam a evitar os erros tão comuns quando digitamos com a ponta dos dedos em um pequeno teclado. A seguir, trago três truques para economizar seu precioso tempo de digitação no iPhone ou iPad.

DITADO

Se você ainda não usou o recurso de ditado integrado do iOS, está perdendo tempo. Talvez essa seja a maneira mais fácil de “escrever textões” sem tocar em uma única letra. O ditado é ativado tocando-se no ícone do microfone. Depois, é só falar e as palavras aparecem por extenso, quase em tempo real.

Lembre-se de que você também precisa dizer a pontuação em voz alta: vírgulas, pontos, pontos de exclamação e similares. E se não achar o ícone do microfone, verifique se o recurso de ditado está ativado: vá para o menu Configurações, selecione Geral > Teclado e deslize o botão “Ativar ditado”.

SUBSTITUIÇÃO AUTOMÁTICA

Este é outro recurso que acelera a escrita, muito útil em especial para aquelas frases que você precisa digitar sempre.

Vá para Configurações> Teclado> Substituição de texto e toque no sinal de mais. A partir daí, você conseguirá adicionar atalhos para que, por exemplo, possa digitar “obg”, tocar em Enter – e seu iPhone escreverá automaticamente “Obrigado!” no lugar.

Pode até ser que você se perca por horas brincando nesse menu e configurando seus atalhos para substituições, mas isso economizará muito tempo depois, no dia a dia.

DESLIZANDO O DEDO PELO TECLADO

Se até agora você digita letra por letra no iPhone, é hora de experimentar o recurso QuickPath.

Em vez de digitar letras individualmente, basta escorregar de uma letra para outra sem tirar o dedo do teclado. Esse recurso tem a vantagem de adivinhar a palavra que está sendo digitada e oferecê-la como um atalho acima do teclado. Se vir a palavra desejada, basta tocar nela e ela será inserida.

Se estiver usando um iPad, o teclado pode crescer, incluindo letras, números e pontuação. Já notou que cada letra tem um caractere cinza claro acima dela? Você pode ativar esses caracteres secundários deslizando para baixo nas teclas correspondentes.

Chega de ficar um tempão procurando acentos ou teclas alternativas. Quando você pega o jeito, esse truque faz com que seja muito mais fácil digitar endereços de e-mail, números, pontos de exclamação e muito mais. Dá para acessar praticamente qualquer caractere que precisar diretamente do teclado principal.

DICA BÔNUS: COPIANDO E COLANDO COM ESTILO

Tecnicamente, essa não é uma economia de tempo de digitação, mas, se você copia e cola textos com muita frequência, há um truque bacana, usando três dedos, que facilita o trabalho.

Selecione o texto que deseja copiar, toque a tela com três dedos e faça com que eles se encontrem em um leve movimento de fechar, antes de tirar a mão. Se fizer o movimento corretamente, verá a palavra “copiar” aparecer na parte superior da tela.

Leva algum tempo para se acostumar com essa técnica, então pratique um pouco. Se estiver em um navegador, por exemplo, e a página diminuir, isso pode significar que seu dispositivo registrou apenas dois dedos.

Na hora de colar, basta colocar três dedos na tela novamente, mas fazer o movimento de abertura antes de tirar a mão da tela – basicamente, o inverso do que foi feito para copiar o texto. Se fizer corretamente, verá o texto colado junto com a palavra “colar” na parte superior da tela.

Se isso for muito complicado, basta tocar três dedos na tela, sem precisar movê-los para fora ou para dentro. Isso vai abrir um menu, na parte superior, que contém ações para desfazer, refazer, cortar, copiar e colar.


SOBRE O AUTOR

Doug Aamoth é diretor de produção de mídia da Sophos News. saiba mais