3 indícios de que seu e-mail corporativo pode ter sido invadido

Saiba como identificar invasões de e-mail, reduzir os riscos e proteger suas informações pessoais contra golpes virtuais

Spam na caixa de entrada
Manter detectores de spam ativos podem dificultar um ataque hacker. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

O e-mail corporativo é, atualmente, a principal ferramenta de uso profissional e saber como se defender de possíveis ataques hackers é importante. Porém, se proteger dessas invasões pode ser a grande dúvida de vários profissionais.

Os e-mails invadidos por criminosos cibernéticos representam uma “mina de ouro” de dados pessoais e podem abrir caminho para acessos a outras contas.

A grande quantidade de serviços online vinculados a um endereço de e-mail, como aplicativos financeiros e compras virtuais, torna urgente a recuperação de uma invasão.

Saber identificar os sinais com rapidez pode minimizar os danos à sua identidade, assim como o impacto que isso pode ter na empresa.

Entre os principais sinais de alerta que indicam ao usuário que seu e-mail foi invadido estão senhas que deixam de funcionar, reclamações de contatos sobre spam e acessos vindos de endereços IP desconhecidos.

Leia também: Ataque hacker em instituição financeira gera prejuízo milionário; veja valor

Veja o que fazer se seu e-mail for invadido:

1. Execute um programa antivírus

A primeira medida é realizar uma varredura completa no dispositivo. O antivírus deve identificar e eliminar malwares como cavalos de Troia, spyware e keyloggers, que podem continuar rastreando informações do usuário.

Segundo o Centro de Crimes na Internet do FBI, ataques a e-mails corporativos causaram perdas de 2,4 bilhões de dólares em 2021, acima dos 1,8 bilhão registrados em 2020.

2. Altere a senha

Após a limpeza do dispositivo, especialistas recomendam que o usuário altere a senha do e-mail. É importante que a nova senha seja exclusiva, tenha no mínimo 12 caracteres e inclua letras, números e símbolos.

Vale ressaltar que contas bancárias e sites de compras também precisam de novas senhas. O uso da mesma senha em múltiplos sites aumentam o risco de invasões.

3. Notifique os contatos

Colegas de trabalho, amigos e familiares devem ser informados sobre a invasão, já que os criminosos podem ter enviado mensagens fraudulentas a partir da conta comprometida.

4. Denuncie a invasão

É fundamental reportar o ataque ao provedor do e-mail. De acordo com especialistas, a denúncia ajuda a rastrear o golpe e fortalece os sistemas de proteção da empresa.

5. Considere criar um novo e-mail

Em alguns casos, a solução mais eficaz é migrar para um novo endereço de e-mail, com maior nível de segurança e criptografia.

6. Proteja todos os dispositivos

Varreduras antivírus precisam incluir computadores, tablets e smartphones. Além disso, também é importante verificar backups e serviços em nuvem.

Entenda como uma conta de e-mail é invadida?

Os principais métodos usados por hackers para invadir um e-mail incluem golpes de phishing, uso de senhas fracas pelo usuário, conexões em redes Wi-Fi públicas e dispositivos sem antivírus atualizado.

Leia mais: E-mail é seguro? Não é bem assim. Aprenda a se proteger

Você também pode se interessar:

Como prevenir um ataque?

Especialistas afirmam que as medidas mais eficazes para prevenir um e-mail corporativo de um ataque incluem criar senhas fortes, manter filtros de spam ativos, utilizar autenticação em dois fatores e, quando necessário, recorrer a contas temporárias.


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais