5 pontos que mostram como o TikTok mudou profundamente nossa cultura

Desde sua chegada ao mercado ocidental em 2018, a plataforma causou grandes transformações culturais

Crédito: CottonBro Studio/ Pexels

Joe Berkowitz 4 minutos de leitura

Muita coisa aconteceu nos últimos sete anos. Quase todas as grandes empresas de mídia lançaram serviços de streaming. Passamos por uma pandemia global, cujos efeitos ainda são sentidos. Muitos países trocaram de presidente duas vezes. Mas uma das mudanças mais marcantes desse período, no que diz respeito a estilo de vida, foi o surgimento do TikTok.

Embora tenha sido lançado em 2016, o TikTok só chegou ao mercado ocidental dois anos depois, quando a ByteDance, empresa chinesa que controla a plataforma, o fundiu com o aplicativo Musical.ly.

Não demorou muito para que ele se tornasse o app mais baixado do mundo, mantendo essa posição por anos, até ser superado pelo Instagram em 2023. Foi também nesse ano que o governo do presidente dos EUA Joe Biden deu os primeiros passos para regulamentar o TikTok, alegando riscos à segurança nacional.

Agora, com a proibição da plataforma nos EUA prevista para entrar em vigor neste domingo (dia 19), é um bom momento para refletir sobre como o TikTok mudou a cultura em tão pouco tempo.

1. Fez do vídeo o protagonista das redes sociais

Antes do TikTok, os vídeos eram apenas uma parte das redes sociais, e não o foco principal. Mas, com a sua chegada, isso mudou.

Com vídeos mais longos do que os seis segundos do Vine ou o limite de um minuto do Instagram (na época), além de ferramentas de edição avançadas e um sistema de descoberta extremamente eficaz, a plataforma ampliou as possibilidades de criação de conteúdo.

Esses recursos permitiram que os vídeos se tornassem mais criativos e envolventes, conquistando o público. Para artistas e figuras públicas, estar no TikTok virou uma exigência. E para a indústria de cinema e TV, clipes curtos de programas e filmes se tornaram uma poderosa ferramenta de marketing.

2. Diminuiu nosso tempo de atenção

Com o sucesso do TikTok, outras plataformas seguiram o exemplo. O Instagram lançou o Reels em 2020 e o YouTube apresentou os Shorts logo depois. A popularidade dos vídeos curtos ultrapassou as redes sociais e influenciou também a mídia tradicional.

Nos últimos anos, o TikTok moldou a indústria musical.

Essa explosão de conteúdos rápidos gerou preocupações, especialmente em relação à geração Alpha, que está crescendo com esse formato. Embora o TikTok não faça ninguém esquecer como ler, ele pode estar diminuindo nossa capacidade – ou paciência – de concentração.

A oferta infinita de conteúdos envolventes, sempre a um deslizar de dedo, alimentada por seu poderoso algoritmo, parece ter diminuído a atenção coletiva.

3. Criou um mundo de possibilidades para influenciadores de nicho 

O algoritmo do TikTok é incrivelmente eficiente em identificar os interesses de cada usuário. Essa capacidade de mostrar conteúdos extremamente específicos levou muitas pessoas a descobrirem nichos que talvez nunca encontrassem de outra forma.

Ao interagir com determinado conteúdo, o usuário sinaliza seu interesse e o algoritmo responde trazendo mais do mesmo. Isso permitiu que influenciadores de nichos super específicos construíssem uma base fiel de seguidores e alcançassem sucesso.

4. Facilitou a criação de tendências

As redes sociais participativas não começaram com o TikTok. Fenômenos como o “Harlem Shake” e o “Desafio do Balde de Gelo” dominaram o Twitter em 2014, seguidos por outras tendências nos anos seguintes. O que mudou foi a velocidade e a frequência com que essas tendências surgem.

Os recursos do TikTok permitiram que os vídeos se tornassem mais criativos e envolventes.

Além de lançar desafios e expressões populares, o TikTok também impulsiona produtos e receitas, transformando-os em fenômenos virais. Isso é o sonho de qualquer profissional de marketing – ou seria, se os usuários não fossem tão bons em detectar e rejeitar tentativas de promoção que não pareçam genuínas.

5. Transformou a indústria musical

Nos últimos anos, o TikTok moldou a indústria musical. Muitos artistas agora sonham em repetir o sucesso de Doja Cat com “Say So”, que virou um hit graças a um desafio de dança em 2019. Algumas gravadoras, inclusive, passaram a exigir que seus artistas criassem conteúdo na plataforma para aumentar as chances de suas músicas viralizarem.

@songsilove01 doja cat 🎶say so🎶 #dojacat #pop #nostalgia #legendas #legendasmusic #tradução #tipografiasmusicas #clipesvideo ♬ Say So - Doja Cat

Além de ajudar a popularizar músicas e artistas, o TikTok também influenciou o estilo musical. Faixas mais curtas, com trechos que podem ser repetidos e usados em coreografias, se tornaram uma fórmula para o sucesso.

Embora também tenha ajudado a divulgar filmes e séries, seu impacto na música foi muito maior, tornando o app um dos principais concorrentes dessas indústrias.

Independentemente do que acontecer no futuro, o TikTok já mudou profundamente a forma como consumimos notícias, entretenimento e até mesmo como percebemos o mundo ao nosso redor.


SOBRE O AUTOR

Joe Berkowitz é colunista de opinião da Fast Company. saiba mais