6 erros que parecem inofensivos, mas podem estar acabando com seu notebook

Confira os erros comuns que podem estar reduzindo drasticamente a vida útil do seu notebook

Notebook em cima de banco
Com ajustes simples na rotina, é possível prolongar significativamente a vida útil do equipamento. Créditos:Piaxabay.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Hábitos aparentemente inofensivos, como apoiar o notebook no colo enquanto se descansa na cama, podem comprometer o desempenho e reduzir a vida útil do sistema. Com pequenas mudanças na rotina, é possível prolongar significativamente o funcionamento do equipamento.

Práticas simples como limpar o dispositivo regularmente, manuseá-lo com atenção e preservar a bateria contribuem para o bom desempenho. A seguir, veja seis hábitos que comprometem o uso correto do equipamento.

1. Apoiar o notebook em superfícies macias

Usar o notebook na cama ou no sofá parece inofensivo, mas essas superfícies bloqueiam as saídas de ar do aparelho, o que causa superaquecimento. Os primeiros sinais desse problema são desligamentos repentinos, lentidão no processamento e aumento do ruído durante o uso. Com o tempo, o calor excessivo pode danificar processadores, ventiladores e a bateria

2. Deixar o aparelho conectado à tomada o tempo todo
Deixar o notebook plugado à tomada de forma contínua re

uz a vida útil da bateria. O ideal é carregar apenas quando necessário. Baterias modernas não suportam bem níveis extremos de carga. O recomendado é mantê-las entre 20% e 80% de carga.

Leia também: OpenAI compartilha dado inédito sobre o uso diário do ChatGPT; veja

3. Não desligar após o uso

A maioria dos usuários apenas fecha a tela para entrar em modo de descanso. No entanto, desligar o notebook ao menos uma vez ao dia preserva componentes como os ventiladores. Além disso, o modo de descanso deixa o equipamento mais vulnerável a picos de energia.

4. Segurar o notebook pela tela

Ao mover o notebook, muitos usuários seguram o aparelho pela tela, o que pode forçar as dobradiças e danificar o display. A forma correta é fechá-lo e transportá-lo pela base.

5. Não realizar limpeza adequada

Com o tempo, poeira e outras impurezas se acumulam no notebook. Isso afeta o funcionamento das teclas, infiltra-se nos componentes e compromete o desempenho. A limpeza deve ser feita com pano de microfibra seco ou umedecido com álcool isopropílico. É importante também evitar comer e beber perto do aparelho.

6. Deixar o notebook exposto ao calor

Altas temperaturas danificam os componentes internos. Deixar o notebook ao sol, dentro do carro fechado ou perto de fontes de calor como o fogão, acelera o desgaste. O ideal é utilizá-lo em ambientes arejados e em temperatura ambiente.

Manter o notebook em boas condições exige atenção a detalhes simples que fazem grande diferença no desempenho e na durabilidade.

Você pode se interessar também:


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais