6 funcionalidades que vão facilitar a vida dos usuários de iPhone

A Apple anunciou um pacote de novidades em seu evento anual. Aqui estão as que a Fast Company mais gostou

Crédito: Apple

Hunter Schwarz 2 minutos de leitura

O iPhone é uma máquina interativa. Já se passaram 17 anos desde o seu lançamento e a verdade é que está ficando mais difícil surpreender as pessoas com recursos inéditos.

O máximo que podemos esperar são pequenas atualizações que tornarão a vida (digital) mais fácil, e é exatamente isso que a Apple está oferecendo.

Na sua convenção anual de desenvolvedores, a empresa anunciou uma série de novos recursos de experiência do usuário (UX na sigla em inglês) que estão por vir. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

1. Mensagens mais expressivas

Crédito: Apple


Com o novo iOS 18, o iMessage permitirá colocar textos em negrito, sublinhado e itálico. A função de tapback foi expandida de apenas seis reações para todos os emojis e adesivos. Novos efeitos de texto como tremor, aceno, salto e sopro também podem ser adicionados às mensagens. O recurso de “enviar mais tarde” permite aos usuários agendar mensagens de texto.

.

2. Uma Siri mais brilhante

Crédito: Apple


Com a introdução dos novos recursos de inteligência artificial do Apple Intelligence, a empresa está reformulando a Siri tanto em termos de funções quanto em relação à aparência.

Agora, quando você ativar a Siri, o assistente de voz aparecerá como um brilho iridescente que ondula pela tela inicial.

.

3. Mais liberdade para as mãos com AirPods

Crédito: Apple


A verdadeira promessa dos AirPods é oferecer uma experiência sem fio e que deixa as mãos livres. Isso não é a realidade, claro. Há muitas situações em que você precisa tirar o telefone para controlar a música ou atender uma chamada.

Agora, os AirPods permitirão que se atenda ou rejeite uma chamada com um simples gesto: acenar com a cabeça com um "sim" para atender ou balançar a cabeça com um "não" para recusar.

Há bastante margem para erro com esse recurso, mas, se funcionar, é uma maneira agradavelmente simples de tornar a interação com o celular mais intuitiva.

4. Tela inicial mais personalizável
Nada mais de esconder a melhor parte do papel de parede do iPhone sob os apps. Até agora, a tela inicial permitia organizar apps e widgets de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Crédito: Apple

O novo iOS permite mais liberdade para colocá-los em qualquer lugar na tela. Os apps também podem ser alternados para um modo escuro ou o usuário pode selecionar uma cor personalizada para tornar seus apps monocromáticos.

5. Tela de bloqueio mais útil
Os atalhos da tela de bloqueio também ficaram mais personalizáveis. Com o novo iOS, o usuário pode trocar os apps da lanterna ou da câmera por outros para acessar aqueles que mais usa diretamente da tela de bloqueio.

Crédito: Apple

Dá para adicionar múltiplas galerias de controle (mídia ou controles domésticos, por exemplo) à tela de bloqueio e deslizar entre elas com um movimento.

6. Privacidade mais acessível

Crédito: Apple

O novo iOS tem recursos de privacidade para proteger apps que você não gostaria que outras pessoas vissem no seu dispositivo.

O recurso de bloqueio requer autenticação para abrir apps específicos, ou eles podem ser colocados em uma pasta oculta. A Apple também vai permitir aos usuários de iPhones controlar melhor o compartilhamento de aplicativos com outras pessoas.


SOBRE O AUTOR