A essa altura, você provavelmente já percebeu que a Netflix funciona bem sem precisar de muitos ajustes.

No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer – nenhuma delas requer muito tempo – para deixar a experiência mais divertida. Aqui vão alguns truques rápidos para dar uma melhorada na sua sessão de filmes e séries.

1) SEM NETFLIX? SEM PROBLEMAS. ASSISTA DE GRAÇA
Ainda não tem certeza se está pronto para se comprometer com uma assinatura? Pois é possível assistir aos primeiros episódios de várias séries para ver se alguma lhe agrada.

Basta acessar netflix.com.br/watch-free, clicar no botão vermelho “Assistir agora” e aproveitar uma série ou filme que te interesse – sem inscrição, sem cartões de crédito, sem compromisso.

A seleção muda de vez em quando: no momento que essa matéria foi publicada, era possível assistir aos primeiros episódios de Stranger Things, Elite, O Chefinho: De volta aos negócios, Olhos que Condenam e alguns outros títulos exclusivos da Netflix.

2) SEJA MUITO ESPECÍFICO COM OS CÓDIGOS DAS CATEGORIAS

Talvez você esteja procurando por uma comédia pastelão – que é a categoria 9702. Algo para seu filho de dois a quatro anos? Categoria 6218. Ah, talvez um filme de Natal canadense adequado para toda a família? Pois essa é a categoria 1721544, claro.

Existem vários sites que dividem todas as categorias e subcategorias que a Netflix tem a oferecer, mas o Netflix-Codes.com é o mais objetivo deles.

Você pode conectar-se diretamente a cada categoria, se estiver assistindo de seu computador, ou digitar o nome de uma categoria específica na barra de pesquisa dos aplicativos para celular ou smart TV e ver os títulos disponíveis.

3) DESATIVE AS PREVIEWS DE REPRODUÇÃO AUTOMÁTICA

Curiosidade: minha esposa e eu demoramos mais tempo para escolher um filme do que, de fato, assisti-lo. É cansativo navegar por uma lista quase interminável de opções e ver cada uma delas começar a reproduzir automaticamente, a menos que sejamos rápidos o suficiente para passar para a próxima.

Graças a uma atualização recente das configurações, há uma maneira fácil de desativar isso na sua conta.

Faça login em um navegador da web, clique no pequeno avatar da sua conta no canto superior direito, seguido pelo link “Conta” no menu superior (ou vá direto para Netflix.com/YourAccount).

A partir daí, escolha o perfil que deseja ajustar e, em seguida, clique em “Trocar” ao lado da opção “Configurações de reprodução”.

Desmarque a segunda caixa de seleção no item “Configurações de reprodução” para desativar as visualizações de reprodução automática. Clique em “Salvar” e pronto.

Ainda nessa página você pode ajustar as configurações de uso de dados. Se tiver uma conexão rápida de internet, experimente escolher “Alta” para ter certeza de que está assistindo a tudo na qualidade ideal.

4) LIMITE O QUE SEUS FILHOS PODEM ASSISTIR
Você pode configurar um perfil na Netflix dedicado para seus filhos e limitá-lo a um conteúdo para determinada classificação etária. Aqui em casa está programado para TV-Y: conteúdo voltado apenas para crianças pequenas.

No entanto, nossos filhos estão crescendo. Talvez seja hora de deixar as preocupações um pouco de lado e mudar a classificação para TV-Y7 (não recomendado para menores de 7 anos) ou TV-G (livre).

Para fazer isso, siga os mesmos passos da dica anterior para acessar as configurações de sua conta e, a partir do menu do perfil infantil, clique no link “Trocar” ao lado da opção “Restrições de visualização”.

A partir daí, escolha um limite de classificação diferente e clique no botão “Salvar”.

Nesta seção, você também pode restringir programas e filmes especificamente por título. Talvez alguns deles não sejam inadequados, mas mamãe e papai não querem assistir a outro episódio estrelado por um trem falante chamado Thomas nunca mais na vida.

5) NETFLIX COM FAXINA
Talvez você goste de começar podcast enquanto está lavando a louça ou arrumando a casa. Mas pode ser que você esteja realmente interessado em uma determinada série da Netflix no momento – e fique chateado porque ela foi tirada de você pelo podcast.

Bem, eu tenho uma solução estranha, mas maravilhosa. Há uma seleção limitada, porém crescente, de títulos que contam com o recurso “Descrição do áudio em português” da Netflix. Você pode encontrar os títulos disponíveis aqui.

Comece a reproduzir um episódio e clique no ícone de legendas (que parece um balão quadrado de diálogo) no canto inferior direito. No menu “Idioma”, selecione a opção “Português – descrição do áudio”.

Com essa opção ativada, mesmo que você não consiga ficar de olho na tela o tempo todo, um narrador irá falar o que está acontecendo visualmente em cada cena. Que momento!

6) SE PERCA EM UM MAR DE EXTENSÕES DE CHROME

Se você assiste mais pelo computador, há um mundo vasto e selvagem de extensões do Chrome aprimoradas pela Netflix ao seu alcance. Aqui vai um link para todas elas.

Quer assistir remotamente com amigos? Existem várias extensões para isso. Quer aproveitar filmes e programas para aprender um novo idioma? Sim, também é possível. Quer assistir à Netflix em uma pequena janela enquanto navega na web? Aqui vai.

Continue navegando na Chrome Web Store e as extensões da Netflix continuarão carregando. Se você pensar em algum ajuste para a Netflix, é provável que alguém já tenha desenvolvido uma extensão para isso.

SOBRE O AUTOR

Doug Aamoth é jornalista freelancer especializado em tecnologia