7 tendências de tecnologia da CES 2025

Agentes de IA, smart rings, robôs: confira os destaques da maior feira do setor

Créditos: PATRICK T. FALLON/AFP

Camila de Lira 6 minutos de leitura

A Consumer Electronic Show (CES) encerrou nesta sexta-feira a sua edição 2025 e sinaliza sobre o futuro da tecnologia. O que fica para o mercado? A resposta está em três palavras: inteligência artificial aplicada.

Veja aqui 7 tendências para ficar de olho a partir da CES 2025:

1. SISTEMA COSMOS

Um dos principais destaques da feira foi a apresentação de Jensen Huang, fundador da Nvidia. Diante de seis mil pessoas em Las Vegas, ele apresentou uma visão ousada sobre o futuro da inteligência artificial em um discurso de 90 minutos.

Além dos chips que processam IA, a Nvidia surpreendeu ao apresentar um software. O Cosmos. “Estamos ensinando a inteligência artificial a entender o mundo real”, disse Huang. De olho na era dos agentes de IA, o Cosmos é um conjunto de modelos de inteligência artificial que replica o mundo físico.

Huang explicou que os modelos de IA foram treinados com 20 milhões de horas de filmagens reais de humanos realizando ações cotidianas – caminhando, movendo as mãos, manipulando objetos. "Não se trata de criar arte", destacou. "Trata-se de ensinar a IA a entender o mundo físico."

O sistema promete ser a tecnologia subjacente que vai acelerar a robótica. Fabricantes de robótica e fabricantes de automóveis poderiam usar o Cosmos para lidar de forma inteligente com situações em tempo real, desde navegar em ambientes irregulares ou desorganizados até obstáculos inesperados.

2. IA PARA TODOS

Outro destaque da palestra da Nvidia foi o project Digits, um supercomputador pessoal dotado com IA. É uma "estação de trabalho de IA" destinada a pesquisadores e desenvolvedores de IA, que a usarão para prototipar e ajustar modelos. 

O lançamento ressalta a tendência da IA acessível para empresas e para profissionais, o que pode mudar o mercado como um todo. De acordo com o relatório Technology Vision 2025, da Accenture, apresentado na CES 2025, estamos entrando em uma era moldada pela generalização da IA e de um “cérebro de IA”. 

“Ela trará possibilidades quase ilimitadas de inovação e crescimento, mas também desafiará a maneira como as empresas pensam sobre confiança”, diz o documento.

3. MENORES E MAIS PODEROSOS

Os agentes de IA, por sua vez, apareceram na CES 2025, tornando os dispositivos menores e mais precisos. Isso porque a inteligência artificial está se deslocando dos data centers à medida que os fabricantes de computadores incorporam a tecnologia em laptops, robôs, carros e outros dispositivos mais próximos de casa.

Um dos aparelhos que ganhou o Innovation Awards, da CES 2025 foi o Air Way Mini, uma câmera mini capaz de fazer um exame de Raio X. Só é possível que uma tecnologia dessa funcione por causa dos sistemas de IA que analisam dados.

Além disso, a IA apareceu para evoluir aparelhos que são conhecidos do mundo da tecnologia, como smart rings (anéis inteligentes) e smart glasses (óculos inteligentes). 

Mais de uma dúzia de empresas estavam lançando anéis inteligentes na feira de tecnologia, incluindo a criadora e líder da categoria Oura e a Samsung. Com a tecnologia mais apurada, os aparelhos rastreiam métricas de saúde, como sono, atividade, estresse e saúde cardíaca. Um dos smart-rings, o Galaxy Ring, promete conectar pessoas com os aparelhos da casa. 

Os smart-glasses apresentados na CES 2025, por sua vez, se mostraram menores do que os vistos atualmente no mercado. E com sistemas que mudam a forma de apresentar informações para o usuário, em uma experiência fluída.

A tecnologia apresentada pela Halliday, por exemplo, apresenta um sistema que coloca informações na tela do óculos, sem atrapalhar o campo de visão. Os óculos da companhia são equipados com microfones integrados e IA proativa, os óculos inteligentes Halliday são capazes de captar conversas, traduzir idiomas e apresentar “legendas” para o usuário.

4. COLABORAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM

O CES 2025 foi marcado pelo contrato de colaboração entre grandes empresas de tecnologia e gigantes de outro setor, como o automobilístico. A Nvidia anunciou parceria com a Toyota, para criar um carro elétrico autônomo. A companhia vai usar o Cosmos para treinar os veículos.

Já a Honda e a Sony lançaram o Afeela 1, um carro elétrico que deve competir com os produtos da Tesla nos Estados Unidos. A Samsung anunciou parceria com a Microsoft, para trazer o co-pilot para as televisões. Uma forma de incorporar a IA em aparelhos do dia a dia. 

Já a Delta anunciou parceria com o Uber e com o YouTube, para se conectar com os sistemas de milhas e oferecer entretenimento no voo - respectivamente. O recado é: sozinhas, as empresas de tecnologia não conseguem inovar o tanto que precisam.

5. SEXTO SENTIDO DIGITAL

A tecnologia brincou com os sentidos na CES 2025. E mostrou que o digital tem poder não só de captar o mundo físico, mas também alterá-lo. A Sony apresentou um novo sistema que permite aos jogadores do PlayStation explorar títulos como The Last of Us usando o olfato.

Já a Asus lançou um mouse com espaço para colocar fragrâncias. A Kirin apresentou uma colher que “salga” a comida sem precisar de sal. O dispositivo usa campos elétricos para concentrar o sódio na língua e, então, dar a sensação de que a comida está mais salgada. 

Um outro dispositivo, que ganhou o premio de inovação da CES 2025, foi o exoesqueleto da Hypershell. O aparelho combina robótica avançada e IA para auxiliar movimentos com até 800W de potência assistiva. Seu design ergonômico leve e tecnologia de detecção de movimento tornam o uso confortável e eficiente.

6. TECNOLOGIA PARA LONGEVIDADE E BEM-ESTAR

A inovação voltada para a saúde também ganhou força na CES 2025, com dispositivos como o espelho smart da Whithings, que escaneia o corpo inteiro e exibe informações de saúde. O aparelho conta com um assistente de IA que sintetiza os dados analisados em conselhos. 

Outro aparelho, o Hormometer, da Eli Health, faz monitoramento hormonal instantâneo a partir da saliva. Também no campo da saúde feminina está o dispositivo vestível Peri da startup irlandesa IdentifyHer, que rastreia os sintomas da perimenopausa por meio da superfície da pele, fornecendo insights personalizados e uma compreensão mais abrangente para pessoas que passam por esse estágio específico da vida, que foi descrito como "puberdade ao contrário".

A L’Oreal mostrou a CellBio Print, que analisa a pele em minutos a partir de nanotecnologia. O sistema calcula a idade da pele e dá indicações do que o usuário pode fazer para deixá-la mais saudável. 

Cada uma dessas tecnologias faz parte de uma tendência de apoiar o envelhecimento da população e o bem-estar do corpo, a partir de sistemas preventivos e menos invasivos de saúde.

7. TUDO É TELA

Na cidade da Sphere, a CES 2025 também mostrou que há espaço para telas hiper-realistas no dia a dia. A Samsung apresentou novos modelos de tela LED transparente, que transformam a imagem em 3D sem precisar de óculos. A imagem de um tubarão batendo na tela flexível impressiona. O projetor de curta distância Premiere 5, também da empresa sul coreana, transforma qualquer superfície em que o usuário projeta em tela sensível ao toque.

Enquanto isso, a holandesa Nuwa está exibindo sua Nuwa Pen, que escreve como uma caneta de tinta normal, mas possui três sensores perto do ponto para registrar a escrita. Na prática, o usuário pode usar qualquer superfície para registrar o escrito, que o texto manuscrito é sincronizado com um aplicativo, que usa IA para transcrever o texto e, até, traduzir e resumir. 


SOBRE A AUTORA

Camila de Lira é jornalista formada pela ECA-USP, early adopter de tecnologias (e curiosa nata) e especializada em storytelling para n... saiba mais