POR DOUG AAMOTH

Você acabou de terminar sua milésima reunião no Zoom sem nenhuma comoção. Nenhum balão caindo do teto. Sem confete. Sem buzinas.

Nada além da satisfação de saber que, graças a uma pandemia global e aos avanços recentes em chamadas de vídeo, você agora é oficialmente um profissional do Zoom.

E, embora já tenhamos dado dicas básicas da plataforma, aqui estão alguns recursos mais sofisticados para usuários avançados como você.

EXIBIÇÃO IMERSIVA

Não contente em permitir que os usuários do Microsoft Teams se divirtam com o Modo Juntos, o Zoom adiciona seu próprio recurso de Exibição Imersiva.

Capaz de reunir até 25 participantes, este recurso, no entanto, só está disponível para contas individuais gratuitas e Pro – o que significa que quem utiliza versões corporativas de Zoom no trabalho perde toda diversão, a menos que consiga convencer o TI a ativar este recurso manualmente.

 

 

Se sua conta preenche este requisito, para ativar a Exibição Imersiva para todos clique em Exibição no canto superior direito da reunião ativa no Zoom.

Para mais informações, clique aqui.

OCULTAR PARTICIPANTES SEM VÍDEO

Visualizar vários participantes no layout de exibição de galeria é uma ótima maneira de ver a maioria deles ao mesmo tempo. Mas não deixe que colegas de trabalho com câmeras desligadas ocupem um espaço precioso na tela.

Clique nos três pontos no canto superior direito de qualquer pessoa que não esteja com câmera ativa e, então, selecione “Ocultar Participantes sem Vídeo” para remover todos que estão com o vídeo desligado. Você não precisa ser o anfitrião para usar este recurso: ele funciona mesmo se você for um participante da reunião.

 

 

Para permitir que os participantes sem vídeo voltem a aparecer, clique no botão Exibir no canto superior direito da reunião e selecione “Mostrar Participantes sem Vídeo”.

Quer saber mais? Clique aqui.

EMOJIS E REAÇÕES

Num passado distante, quando costumávamos estar pessoalmente em uma mesa de reuniões, um simples aceno com a cabeça, um revirar de olhos, um sorriso ou um “pfff” era o suficiente para que todos soubessem o que queríamos expressar, sem atrapalhar totalmente a reunião.

As coisas não são tão simples quando se trata de videoconferência, mas graças a um conjunto completo de emojis, o Zoom permite que você recrie essa experiência, de alguma forma.

 

 

Durante uma reunião, basta clicar no botão Reações no lado direito da barra inferior. Você verá uma pequena lista dos emojis mais comuns – sinal de afirmativo com o polegar, coração, palmas e entre outros –, e, ao clicar nos três pontos, você terá acesso à lista completa.

Depois de selecionado, ele aparecerá no canto superior esquerdo do seu vídeo por 10 segundos. Você pode escolher até um tom de pele para o seu emoji no menu Configurações do Zoom.

Saiba mais aqui.

PLANOS DE FUNDO VIRTUAIS PERSONALIZADOS

Você sem dúvida, pelo menos uma vez, já brincou com o recurso Plano de fundo virtual do Zoom – nem que seja para esconder uma pilha de roupa suja no chão atrás de você. É hora dar um passo além e colocar seu próprio plano de fundo.

Você pode fazer o upload de imagens estáticas ou arquivos de vídeo e, se você não quiser colocar um plano de fundo próprio, a internet está repleta de ótimas opções. O Zoom já oferece uma coleção bastante ampla.

 

 

Para carregar um novo plano de fundo no Zoom, vá em Configurações de conta, selecione Plano de fundo virtual e clique no sinal de mais à direita do título “Escolher plano de fundo virtual”.

Para saber mais, clique aqui. Ah, e uma dica de um profissional para outro: dê preferência a planos de fundo levemente desfocados. Eles parecem mais realistas.

MELHORAR O ÁUDIO

Esta é uma dica dois-em-um. Primeiramente, se ao usar o Zoom você estiver mais preocupado com a qualidade de áudio, abra o cliente Zoom e vá em Configurações. Em seguida, em Áudio e marque a caixa que diz “Mostrar opção durante em reunião para habilitar o ‘Som Original” abaixo do título Música e áudio profissional.

Em seguida, marque a opção “Modo de música de alta fidelidade”. Você terá uma experiência de áudio muito melhor em situações como shows virtuais. Para mais informações, clique aqui.

 

 

Já a segunda parte da dica não é tão empolgante, mas se aplica à maioria de nós. No mesmo menu Áudio, mude a opção “Suprimir ruído de fundo” para Alto, se você estiver em um ambiente barulhento.

Ele bloqueará o som do seu teclado quando você estiver… digamos… num modo multitarefa durante as reuniões, além de funcionar muito bem para abafar sons do seu cachorro ou gato – tudo sem comprometer seu áudio quando você estiver de fato falando.

Saiba mais aqui.

DESCUBRA QUEM ESTÁ VAZANDO OS SEGREDOS DA EMPRESA

Se você tem motivos para acreditar que alguém está gravando suas reuniões do Zoom e compartilhando com quem não deveria, você pode ativar um recurso indetectável de “marca d’água de áudio”.

Ele só funciona para reuniões do Zoom em que os participantes estão logados, e, uma vez habilitado, cada participante é marcado com uma assinatura de áudio exclusiva e silenciosa, que pode ser detectada posteriormente caso a reunião seja de fato gravada.

Você precisará ser um administrador para ativar o recurso, o que pode ser feito em Gerenciamento de contas e em Configurações da conta. A partir daí, clique na guia Reunião e marque “Adicionar marca d’água de áudio” sob o título Agendar Reunião.

Você precisará enviar a gravação em questão para a equipe de suporte técnico do Zoom, que analisará o arquivo para encontrar a marca d’água de identificação pessoal.

Para mais informações, clique aqui.

ZOOM APPS

A única coisa melhor do que aplicativos é usar aplicativos dentro de outros aplicativos, o que agora você pode fazer com o Zoom.

Já existem mais de 1.500 disponíveis, embora caberá ao administrador (instruções aqui) decidir qual pode ser adicionado à reunião.

 

 

No entanto, se possuir uma conta gratuita ou Pro, o mundo dos aplicativos é todo seu. Basta escolher um aplicativo do Zoom App Marketplace e clicar no botão Instalar.

Meu colega JR Raphael fez uma lista ótima de aplicativos no Zoom para experimentar.

UM ZOOM MELHOR PARA USUÁRIOS DO CHROMEBOOK

Se você sempre achou que a experiência do Zoom em um Chromebook não era tão boa, há uma nova versão específica para ele que traz uma experiência muito mais parecida com as das versões do Windows e Mac.

Ela está disponível na Google Play Store como um PWA (Aplicativo Web Progressivo) e requer um Chromebook com a versão mais recente do sistema operacional Chrome.

Se o seu cumpre este requisito, você verá que o Zoom fica um pouco mais rápido e estável, além de contar com recursos adicionais que você não conseguia acessar antes.

Saiba mais aqui.

MELHORES VÍDEOS COM IPAD PRO

Se você costuma andar de um lado para o outro durante chamadas do Zoom – ou alguns colegas de trabalho às vezes entram no enquadramento do seu vídeo – agora você tem uma desculpa fantástica para comprar um novo iPad.

Aproveitando a funcionalidade “Palco Central” do tablet, a versão do Zoom para iPad consegue acompanhá-lo automaticamente como um cameraman de programas de tv.

 

 

Durante uma reunião, no seu iPad Pro de 11 ou 13 polegadas – ou no novo iPad ou iPad Pro que será lançado nesta semana -, toque na tela para abrir o menu e, em seguida, no canto superior esquerdo, você verá a opção “Habilitar Palco Central”. Toque nele e fique à vontade para vagar sem rumo enquanto a câmera acompanha seu movimento.

Para mais informações, clique aqui.

SOBRE O AUTOR

Doug Aamoth é jornalista colaborador da Fast Company.