APIs funcionam como as “tomadas” que tornam possível o ciberespaço

Desenvolvedores enfrentam desafios à medida em que as APIs vão moldando o cenário digital

Créditos: Sasha Freemind/ Sebastian Kanczok/ Milad Fakurian/ Unsplash

Tam Nguyen 2 minutos de leitura

As APIs, ou interfaces de programação de aplicativos, são as portas de entrada para o mundo digital. Elas facilitam a comunicação entre diferentes sistemas de software e, assim, alimentam desde as redes sociais – pense nos botões de compartilhamento em páginas da web – até transações de comércio eletrônico.

Em um nível simples, as APIs são como tomadas elétricas. Uma aplicação de software que você está usando, como os controles de reprodução para um vídeo online, é como um eletrodoméstico. Por exemplo, a API do YouTube Player, é como a tomada elétrica padrão que permite que qualquer eletrodoméstico se conecte à rede elétrica.

No entanto, as APIs não são realmente tão simples. Outra analogia é um restaurante. O cliente é a aplicação de software, o chef é conjunto de dados (ou o serviço) e o garçom é a API. O garçom é quem faz o meio de campo, trazendo ao cliente o cardápio (que lista as opções disponíveis) e levando o pedido ao chef.

POR QUE AS APIs SÃO IMPORTANTES

As APIs impulsionam várias aplicações e serviços em diversas indústrias. Facebook, Instagram e X/ Twitter permitem que os usuários compartilhem conteúdo em plataformas de mídia social. Os usuários podem aproveitar suas credenciais (logn e senha) da rede social para logar mais facilmente em sites, aplicativos e jogos, tornando mais fluida a experiência online.

Amazon e PayPal dependem de APIs para atender pedidos de modo eficiente e processar pagamentos com segurança. Serviços de navegação como o Google Maps utilizam APIs para fornecer dados de localização em tempo real e direções precisas. Até assistentes virtuais ativados por voz, como Alexa e Google Assistant, usam APIs para gerenciar e controlar dispositivos domésticos inteligentes.

As APIs também desempenham um papel importante na ampla disponibilização da inteligência artificial. Por exemplo, Google, Microsoft e OpenAI fornecem APIs para desenvolvedores de software incorporarem IA em seus produtos.

Quem tem acesso a uma API também é importante. Por exemplo, em março de 2023, o X/ Twitter começou a cobrar pelo acesso à sua API de dados, que permite aos usuários coletar grandes quantidades de tuítes para ver sobre o que as pessoas estão postando.

As APIs desempenham um papel importante na ampla disponibilização da inteligência artificial.

Empresas usam essa API para vendas e pesquisa de mercado. Mas muita gente com recursos limitados, como desenvolvedores de aplicativos gratuitos e pesquisadores de ciências sociais, por exemplo também dependem da API de dados do X/ Twitter.

À medida que as APIs continuam a moldar o cenário digital, os desenvolvedores enfrentam desafios. Garantir a segurança e privacidade dos dados trocados por meio delas é primordial, devido à sua integração em sistemas críticos.

Conforme as APIs evoluem, gerenciar seus ecossistemas complexos e garantir que programas antigos possam usar novas APIs será uma tarefa cada vez mais complicada.

Este artigo foi publicado originalmente " The Conversation" sob licença Creative Commons. Leia o original article.


SOBRE O AUTOR

Tam Nguyen é professor associado de ciência da computação na Universidade de Dayton. saiba mais